Grande Curitiba

Araucária não está entre as cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde para ter vacinação contra a dengue

A metodologia utilizada teve como ponto de partida os municípios de grande porte com alta transmissão da doença nos últimos 10 anos
18 de março de 2024 às 16:52
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – O município de Araucária não fará parte da campanha de vacinação contra a dengue que está sendo realizada em 521 municípios brasileiros desde o mês de fevereiro. A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde, que está monitorando de perto o aumento dos casos de dengue no país.

O Brasil é pioneiro na oferta da vacina contra a dengue no sistema público de saúde, sendo o primeiro país do mundo a adotar essa medida. A decisão de não incluir Araucária na campanha de vacinação se deve à estratégia de priorizar áreas com maior incidência da doença e onde a vacinação pode ter um impacto significativo na redução dos casos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, foram usados alguns critérios para definir essas cidades e a metodologia teve como ponto de partida municípios com alta transmissão da doença nos últimos 10 anos. Além disso, a vacinação contra a dengue será direcionada principalmente para regiões com foco em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, que representam o grupo com maior número de hospitalizações devido à doença.

Enquanto a vacinação é uma importante ferramenta de prevenção, é crucial lembrar que a população deve continuar adotando outras medidas de controle da dengue, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença. A união de esforços entre governo e cidadãos é fundamental para combater a dengue e garantir a saúde da população.

Em Araucária o telefone para denúncias de possíveis focos é o 0800-643-7744. Em casos de sintomas como por exemplo: dor de cabeça ou atrás dos olhos, náusea ou vômitos frequentes, diarreia, dores musculares e/ou nas articulações, pressão baixa, entre outros, evite a automedicação e procure uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. O uso de repelente também é recomendado como fator de prevenção.