Grande Curitiba

SMED inicia entrega de caderno para registrar as produções e vivências das crianças na Educação Infantil

O material possibilita que cada turma tenha a autonomia de desenvolver ações respeitando o contexto e questões locais, sempre alinhados à organização curricular de Araucária
8 de abril de 2024 às 11:31
(Foto: SMED/divulgação)

COM ASSESSORIAS – Dentro do processo de fortalecimento e valorização da aprendizagem, respeitando o contexto e a realidade onde as crianças vivem, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio do Departamento de Educação Infantil, começou a entregar o  “RegistrAr” às unidades municipais. Segundo a SMED, o  “RegistrAr”, trata-se de um caderno para a Educação Infantil  que tem como principal objetivo “ampliar as possibilidades de registros planejadas pelos professores, assim como, acompanhar o percurso de cada criança por meio de suas produções”. Inicialmente, receberão o “RegistrAr” todas as turmas do Infantil 4 e 5 da Educação Infantil: cerca de 4.200 crianças. Ao fim do ano letivo, o material que mostra o desenvolvimento da criança ficará com a família.

Como funciona? O caderno possibilita que todas as crianças da Educação Infantil da rede municipal possam realizar o registro de suas atividades em um só lugar. Relatos, colagens, desenhos e fotografias são algumas das ações que podem constar no caderno. O “RegistrAr” é também de um importante instrumento para auxiliar os professores no processo de avaliação da aprendizagem e desenvolvimento de cada um dos pequenos. As atividades das crianças desenvolvidas no RegistrAr  terão o devido acompanhamento dos professores, que serão devidamente orientados pela equipe pedagógica da unidade e SMED.

É importante esclarecer que, ao mesmo tempo em que foi pensado um material padrão para a rede municipal, o “RegistrAr” também possibilita que cada turma tenha a autonomia de desenvolver ações respeitando o contexto e questões locais, sempre alinhados à organização curricular de Araucária. As folhas em branco devem valorizar a produção da criança, “evitando propostas estereotipadas e o uso desnecessário de colagens de folhas impressas como desenhos e atividades prontas”, conforme direcionamento da SMED. O exemplo já começa pela capa do material, com ilustrações realizadas pelo Pedro Manoel Grochovski da Silva, de quatro anos, aluno do CMEI Cachoeira até 2023 .

A equipe da SMED tem trabalhado para viabilizar este material desde 2022. Pode-se dizer que  o  “RegistrAr”, que é voltado para a Educação Infantil, é mais uma proposta da sequência de materiais e recursos que a Secretaria de Educação vem realizando nos últimos anos. Em 2023, a secretaria lançou a coleção de livros “Educação Infantil: da teoria à prática pedagógica”, livros com objetivo de “trazer orientações, reflexões e sugestões para qualificar o trabalho pedagógico dos profissionais que atuam na etapa da Educação Infantil no município de Araucária”.

No Ensino Fundamental, já há o Projeto “EstudAr”, que visa a elaboração e uso de materiais estruturados que valorizam questões do Referencial Curricular de Araucária e que visam que “os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as especificidades do contexto social em que estão inseridos”. O EstudAr recebeu duas importantes premiações em 2022, ano de sua criação: o Prêmio Destaque Educação 2022, do Institute of Technology and Education (Iteduc), e o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), de iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) e que valoriza “projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade”.