Grande Curitiba

Prefeitura adquire balança móvel e Trânsito passará a usá-la em todas as vias do município

O monitoramento será feito prioritariamente na área rural, visando a proteção do investimento público na pavimentação das vias da cidade
16 de abril de 2024 às 15:44
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária adquiriu uma balança móvel para pesagem de carga, a qual será operacionalizada pelo Departamento de Trânsito em todas as vias do município. O equipamento foi adquirido com recursos exclusivos do Fundo de Trânsito e todos os agentes já receberam curso para operar a balança e executar a fiscalização.

O monitoramento poderá ser feito aleatoriamente, conforme a necessidade, visando a proteção do investimento público realizado na pavimentação das vias da cidade. “Ela pode ser facilmente montada em qualquer via, mas a prioridade será na área rural, já que caminhões estão transitando com excesso de peso para acessar municípios vizinhos. Além disso, esses motoristas buscam fugir da fiscalização pelas balanças fixas das rodovias federais (BR 476 e BR 166), burlando a fiscalização de notas, documentos do veículo e condutor e, principalmente, o excesso de peso transportado pelos caminhões em questão”, explicou Emilio Batista, autoridade de trânsito do município.

Além disso, a aquisição do equipamento visa também garantir a segurança de motoristas e pedestres. “Caminhões que circulam com grandes cargas, muitas vezes em excesso, por vias inapropriadas ou tumultuadas, acabam causando acidentes por falta de controle devido ao peso, quebras e colisões”, comentou Batista.

A balança já está no Departamento e será colocada em funcionamento nos próximos dias.