Grande Curitiba

PRESTIGIE: Jovens de Araucária fazem parte de orquestra que apresentará clássicos do rock no Teatro Guaíra

Em Araucária, são 150 alunos do Cordas do Iguaçu. Projeto conta com o apoio da Prefeitura
24 de abril de 2024 às 11:14
(Foto: Cordas do Iguaçu/divulgação)

COM ASSESSORIAS – No próximo dia 30 abril, os músicos da Orquestra Cordas do Iguaçu irão unir violinos e guitarras no Teatro Guaíra, em Curitiba, no encontro de música clássica e rock ‘n roll. A apresentação contará com releituras de sucessos de bandas como AC/DC, Metallica, Iron Maiden, Guns N’ Roses e Pink Floyd. O Cordas do Iguaçu é um projeto social que há mais de 13 anos ensina música gratuitamente com aulas de violino, viola e violoncelo para crianças e jovens de Curitiba e região metropolitana. Em Araucária, são 150 alunos e o projeto conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT). Conforme os responsáveis pelo projeto, a venda dos ingressos do espetáculo deve ser revertida para manter as ações realizadas com os jovens.

Esta apresentação intitulada “Clássicos do Rock” volta ao palco do Teatro Guaíra um ano após ter emocionado a plateia no mesmo local. Mas repertório contará com canções inéditas preparadas, exclusivamente, para surpreender. Clássicos como Fear Of The Dark, Sweet Chilld O’ Mine, Bohemian Rhapsody , Hey Jude, entre outros, devem emocionar o público. O espetáculo começa às 21 horas e a partir das 20 horas, os portões já estarão abertos para recepcionar o público. A programação é de quase duas horas de músicas embaladas por violinos, violoncelos e violas acompanhados dos sons de guitarras, bateria e contrabaixo. Os ingressos estão à venda no site da plataforma Disk Ingressos com valores a partir de R$75.

PROJETO – O Projeto Cordas do Iguaçu nasceu do sonho do Maestro José Maria Magalhães, membro da Orquestra Sinfônica do Estado do Paraná. Músico cearense, José Maria quis retribuir o apoio que teve nos estudos com a música, que também teve em uma ação social. Ao todo, mais de cinco mil jovens já foram beneficiados pelo projeto desde 2011. Muitos jovens integrantes do projeto decidiram seguir carreira profissional na música, fazendo parte de outras orquestras como Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Filarmônica da UFPR e Orquestra da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná).

Como forma de incentivo para o aprendizado, os alunos em condição de vulnerabilidade social ainda recebem instrumentos doados para as aulas. As aulas são ministradas por professores especialistas em instrumentos de cordas, de forma individualizada, conforme o instrumento musical escolhido. Em Araucária, a Prefeitura apoia disponibilizando o espaço da escola onde ocorrem os cursos.

Texto com informações de assessoria do projeto.