Grande Curitiba

Obra do novo CMEI Maranhão começará nos próximos dias

No lugar da estrutura antiga, será erguido um prédio amplo, moderno e planejado nos detalhes para atender às necessidades de atendimento de crianças, comunidade e trabalhadores da unidade
30 de abril de 2024 às 16:23
(Imagem: Prefeitura/SMPL)

COM ASSESSORIAS – Com o fim do processo licitatório e a publicação do contrato entre Prefeitura de Araucária e a empresa vencedora, a obra de construção do novo prédio do Centro Municipal de Educação Infantil Jacqueline Machado Carteri (CMEI Maranhão) deve ter início nos próximos dias. No lugar da estrutura antiga será erguido um prédio amplo, moderno e planejado nos detalhes para atender às necessidades de atendimento de crianças, comunidade e trabalhadores da unidade.

A estrutura atual existente do CMEI possui uma área de aproximadamente 549 m², conforme o projeto elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL), o novo prédio terá uma área construída total de 1.466m² e dois pavimentos no mesmo local do prédio atual, ou seja, a nova estrutura terá quase o triplo do tamanho. Junto a rua, será previsto remanso com vagas de embarque e desembarque. A entrada da unidade é marcada por um acesso coberto, sustentado por pilares coloridos, que garantem proteção do acesso das crianças à unidade em dias de chuva.

No térreo, haverá 3 salas de aula com solário, uma sala multiuso com solário (além de lactário e sala de amamentação), refeitório com pátio coberto, além de área de serviço (cozinha, vestiários…) e administrativo (secretaria, sala dos professores, direção…). Já na parte superior do CMEI serão 6 salas de aula, além de uma sala multiuso, biblioteca com terraço e uma Central da Criatividade. Com a nova estrutura, a unidade poderá atender uma demanda em torno de 190 alunos de 0 a 5 anos. A unidade também contará com painéis fotovoltaicos, que suprirão toda a demanda energética do CMEI.

O projeto do novo CMEI valoriza cantinhos externos para atividades com as crianças. Um deles contará com horta colorida, playground e um ‘caminho das sensações’, para estimular as percepções com pés e mãos. Em outro canto da unidade, será implantado um cantinho do ‘faz de conta’, com arquibancada e cores para estimular atividades de contação de histórias. Próximo a ele, haverá uma parede de escalada que promete agradar as crianças. Os solários também contarão com painéis de cerâmica para que as crianças possam pintar. A unidade também terá pintura recreativa nos pisos para estimular atividades motoras, como por exemplo, o equilíbrio e a direção das crianças. Internamente, o projeto explora o uso de cores em vários ambientes, deixando um espaço mais lúdico e agradável para as crianças.

O amplo pátio com refeitório foi pensado para fazer a conexão visual entre os dois pisos. A unidade contará com escadas e plataforma elevatória para acesso ao segundo piso. O guarda-corpo com gradil, no 2º piso, reforça a segurança das crianças e ainda permite a elas a visualização do pátio no piso de baixo. A mesma estratégia de segurança foi adotada para a escada externa.

MAIS VERDE – As amplas janelas na unidade permitirão a entrada de luz natural, assim como servem para aproximar o ambiente externo do interno. Aliás, valorizar áreas verdes é algo previsto já no projeto. Tanto que uma araucária existente será devidamente mantida e terá destaque próximo ao estacionamento exclusivo dos funcionários da unidade. Há ainda a indicação de que outros espaços ganhem árvores, bem como a valorização da área de proteção permanente, que está junto ao terreno. Neste espaço, haverá um pátio recreativo aberto, com piso drenante, plantio de mais árvores, além do parquinho, uma oportunidade de contato de maior contato com a natureza.