Grande Curitiba

Primeiro Fórum de Saúde Mental em Araucária reúne profissionais e comunidade em prol da conscientização

O evento foi realizado em alusão ao mês da Luta Antimanicomial
8 de maio de 2024 às 16:45
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (07), Araucária sediou o seu primeiro Fórum Intersetorial de Saúde Mental, um evento que reuniu, aproximadamente, 100 pessoas no anfiteatro da Prefeitura Municipal. Com o intuito de promover a conscientização e o diálogo sobre temas cruciais relacionados à saúde mental, o fórum abordou questões como a Luta Antimanicomial e a Reforma Psiquiátrica, além de discutir a articulação da rede de atenção psicossocial no território.

Diversos palestrantes proeminentes contribuíram para o enriquecimento do debate. Temas como “Luta Antimanicomial e Reforma Psiquiátrica” e “Saúde Mental no Território e Articulação da Rede de Atenção Psicossocial” foram abordados, oferecendo insights valiosos sobre como a abordagem da saúde mental deve ocorrer em um contexto de liberdade e inclusão.

Um dos destaques do fórum foi a presença do convidado, Deivisson Viana, médico psiquiatra e doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Sua contribuição trouxe uma visão especializada e embasada sobre os desafios e as oportunidades no campo da saúde mental.

Este evento foi realizado em preparação para o mês da Luta Antimanicomial, com uma programação que destacou a importância dessa luta que é comemorada nacionalmente no dia 18 de maio.

“Ao promover eventos como este, Araucária reafirma seu compromisso com a promoção da saúde mental e o combate ao estigma, abrindo caminho para uma comunidade mais inclusiva e acolhedora para todos os seus cidadãos”, destaca Kelly Rosa Rigoni Lavarias, que é a Diretora da Atenção Psicossocial.