Grande Curitiba

Com apoio da Prefeitura, Programa ViraVida será ofertado a 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade

Após a formação, adolescentes podem ser encaminhados a empresas parceiras para seleção e contratação em programa de aprendizagem
10 de maio de 2024 às 17:04
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A parceria entre a Prefeitura de Araucária e o Serviço Social da Indústria do Paraná (SESI/PR) vai possibilitar que 60 adolescentes em situação de vulnerabilidade social possam participar de atividades de formação profissional/educacional e desenvolver suas habilidades, por meio do Programa “ViraVida” . Esses adolescentes a serem beneficiados já foram selecionados e encaminhados por diferentes serviços da Assistência Social (SMAS), como os CRAS. Após a formação, eles podem ser encaminhados a empresas parceiras para seleção e contratação em programa de aprendizagem.

A formação desses 60 adolescentes em Araucária ocorrerá no Centro de Referência e Capacitação, vinculado à SMAS, que fica no Tindiquera. Ao longo de seis meses, o grupo participará de uma “pré-aprendizagem”, com diversas oficinas. Entre elas, estão: “Resgate da autoestima, Desenvolvimento Humano, Projeto de Vida”, “Rodas de Terapia Comunitária Integrativa”, “Direitos Humanos, Cidadania, Valores Sociais do Trabalho”, “Determinação Empreendedora”, “Educação Ambiental e Sustentabilidade” e “Informática”.

O Programa ViraVida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi Nacional, disponibiliza equipe técnica/corpo docente para o desenvolvimento das atividades e aulas. A Prefeitura entrou, por exemplo, com a estrutura física para as atividades e com o público de adolescentes encaminhado. Outra ação importante do programa é que, ao longo do período de atendimento, a equipe interdisciplinar também realiza o “acompanhamento das famílias e/ou responsáveis atuando em rede com o Sistema de Garantia de Direitos”.