Grande Curitiba

Guardas municipais, agentes de segurança e agentes de trânsito participam de formação sobre LIBRAS

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), ainda neste ano, a palestra deve ser proporcionada a mais profissionais da Guarda Municipal e também resultar em um curso
14 de junho de 2024 às 17:00
(Foto: Guarda municipal/divulgação)

COM ASSESSORIAS – A história e a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto da segurança pública foram assuntos de uma palestra realizada na última quarta-feira (12) para um grupo de guarda municipais, agentes de segurança e também agentes de trânsito de Araucária. No total, a formação contou com 34 participantes e deve ser apenas o início de um trabalho maior. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SMSP), ainda neste ano, a palestra deve ser proporcionada a mais profissionais dos plantões operacionais da Guarda Municipal e também resultar em um curso.

O conhecimentos da língua brasileira de sinais é importante para derrubar a barreira de comunicação e facilitar o contato com pessoas com deficiência auditiva a fim de que os profissionais de segurança pública estejam bem preparados para interagir com todos os cidadãos. O conteúdo da palestra valoriza a história da pessoa surda, do Congresso de Veneza até o Congresso de Milão, marcos que moldaram a compreensão e a inclusão dessa comunidade na sociedade. Além disso, o evento destacou “a importância de reconhecer a LIBRAS como uma língua completa e autônoma, promovendo seu uso adequado para garantir a comunicação eficaz com a comunidade surda”. A coordenação da atividade ficou a cargo da guarda municipal Giselle.

A Secretaria de Segurança Pública confirmou que, em 2025, planeja formar um grupo de 20 guardas municipais no curso básico de LIBRAS. Essa capacitação visa aprimorar a comunicação entre os profissionais de segurança e a comunidade surda, fortalecendo a inclusão e a valorização da LIBRAS em suas atividades diárias.

OFICIAL – A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), junto com a Língua Portuguesa, é registrada como língua oficial do país, por meio da lei nº 10.436/2002. A comunicação em LIBRAS ocorre com gestos, expressões faciais e corporais.