Grande Curitiba

Projeto de Evacuação Escolar teve participação de 4.754 alunos e 884 trabalhadores da Educação no 1º semestre

Simulado deve acontecer em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Araucária ao longo de 2024
1 de julho de 2024 às 11:56
(foto: Defesa Civil/Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Projeto de Evacuação Escolar de Araucária, uma parceria entre Educação (SMED), Guarda Municipal/Defesa Civil (SMSP) e Gestão de Pessoas/DSO (SMGP), finalizou as ações do primeiro semestre de 2024 com a participação total de 4.754 alunos e 884 trabalhadores da Educação de 05 escolas e 13 CMEIs. O simulado de evacuação de prédios deve acontecer em todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Araucária ao longo de 2024, conforme cronograma estabelecido pelas secretarias envolvidas.

A primeira unidade educacional a participar foi a Escola Municipal Irmã Elizabeth Werka, no início de maio. Na ocasião, a escola mostrou organização das turmas e preparo dos brigadistas, concluindo a evacuação em um tempo menor que na simulação realizada no ano de 2023. As ações mais recentes ocorreram na quinta-feira (27), nos CMEIs Profª Gislaine do Rocio Chaves Stocco (Campina da Barra), Educadora Maria Cristina dos Santos (Torres), Aurora Lopes Wernick (Jd. Alvorada) e Jardim das Araucárias (Iguaçú).

De acordo com a Defesa Civil de Araucária, o treinamento visa “manter a cultura da prevenção” dentro das unidades educacionais para que todos saibam como agir em caso de uma necessidade real. Além disso, busca ressaltar o papel dos brigadistas (servidores treinados para orientar, avaliar o cenário e garantir que todos tenham saído da área de risco), que estão na rotina dessas unidades.

PREVENÇÃO – Em 2023, foi criado um grupo de trabalho para estruturar as ações. Além disso, em julho de 2023, essa equipe formada por representantes das secretarias envolvidas no projeto, fez parte de um treinamento, junto à Defesa Civil de Curitiba, sobre a atuação em situação de risco e emergência em escolas. Esta formação foi promovida pelo consórcio intermunicipal das Guardas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba.

BRIGADISTAS – Em 2023, a Prefeitura proporcionou a Formação de Brigadista de incêndio para mais de 1.000 servidores, de todas as secretarias municipais. A formação foi o início do processo de implantação da brigada em cada edificação ou estabelecimento vinculado à Prefeitura. Entre os conteúdos do curso estavam: as atribuições e responsabilidades dos brigadistas, a compreensão sobre o processo de combustão (queima), técnicas de prevenção a incêndios, bem como métodos de extinção do fogo e equipamentos necessários (incluindo os de proteção individual), procedimentos sobre abandono de área quando há risco e técnicas básicas de primeiros socorros.