Grande Curitiba

Seminário e Conferência tratam sobre Educação do Campo e desenvolvimento sustentável das comunidades

Palestras e painéis destacaram o processo de transformação das áreas rurais e o papel da educação voltada para essas novas realidades, comunidades e potencialidades
1 de julho de 2024 às 11:59
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Na sexta-feira (28), o VIII Seminário e Conferência Municipal da Educação do Campo de Araucária reuniu professores que atuam nos três CMEIs e nas seis escolas municipais que ficam na área rural do município. No Anfiteatro do Paço Municipal, palestras e painéis destacaram o processo de transformação das áreas rurais e o papel da educação voltada para essas novas realidades, comunidades e potencialidades. O evento atende o disposto no Plano Municipal de Educação (Lei nº 2848/2015).

A palestra no período da manhã teve como tema “Educação do Campo e mudanças climáticas” e “Protagonismo feminino no campo” e ficou a cargo da professora Sonia Fátima Schwendler (UFPR – Educação). Já a segunda palestra ocorreu no período da tarde e tratou sobre “Sujeitos da Educação do Campo” e “Meio ambiente e agroecologia”, com o professor Lourival Fidelis (UFPR Litoral – Licenciatura em Educação do Campo).

AÇÕES NO CAMPO – O evento também contou com painéis de comunicação com relatos das ações desenvolvidas pela por estruturas da Prefeitura, como as secretarias de Agricultura e Cultura e Turismo, que, dentro de suas atribuições, falaram sobre ações de apoio ao pequeno produtor representado, por exemplo, no apoio público à regularização de queijarias e à produção de morango; o apoio ao protagonismo da mulher no campo, a geração de negócios e renda por meio da venda de alimentos para a alimentação escolar ou por meio do turismo rural e cicloturismo, entre outros assuntos.

A Secretaria de Planejamento foi outra estrutura pública que teve participação no painel e apresentou informações importantes sobre o Plano Diretor, que trata tanto da organização urbana quanto da área rural do município, além de detalhes sobre alguns projetos de melhoria da infraestrutura educacional do campo em andamento. Também fazendo parte dos painéis, Daiane Luczyszyn, proprietária de uma queijaria, e Jacir Antonio Wiezbicki, proprietário de um estabelecimento rural incluído na Rota da Lavanda do Paraná (pelo IDR/PR), compartilharam suas experiências sobre empreender no campo.