Grande Curitiba

Prefeitura sensibiliza empresários para apoio ao programa Família Acolhedora

SMAS foi convidada a falar do programa, que é referência nacional, na reunião plenária do Avançaraucária
25 de fevereiro de 2025 às 11:04
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Representantes da Secretaria de Assistência Social de Araucária (SMAS) tiveram a oportunidade de falar diretamente com empresários sobre o programa Família Acolhedora na última sexta-feira (21), durante a reunião plenária do Avançaraucária.

O programa prevê o acolhimento temporário, por famílias de Araucária, de crianças e adolescentes afastados da família de origem como medida de proteção. O Família Acolhedora é também uma garantia de que a criança ou adolescente terá momentos de convivência familiar e comunitária, com seus direitos assegurados. E novas famílias que os acolham são sempre necessárias.

Araucária é considerada referência para outros municípios por ter mais da metade dessas crianças e adolescentes [afastadas da família de origem] sob cuidados de uma família, em vez de uma instituição de acolhimento. Segundo a equipe da SMAS, a média nacional é de apenas 5% de crianças sob cuidado das famílias, enquanto a meta nacional para 2030 é chegar a 20% desse tipo de acolhimento familiar.

Apesar dos números positivos, a necessidade de novas famílias cadastradas para receber crianças é constante. Lembrando que elas passam por capacitação especializada antes de receber os menores.

Durante a conversa com os empresários, a equipe da SMAS ressaltou o impacto positivo para a criança de estar dentro de um ambiente familiar, vivenciando e participando da rotina da família. “É para ter um ambiente de apego, amor e cuidado próximo. As famílias são preparadas também para o desligamento, assim como a criança. O sentimento deve ser de dever cumprido quando termina. O cuidado é temporário, mas os efeitos são permanentes”, destacou Ilana Cavichiolo, coordenadora do Família Acolhedora em Araucária.

Requisitos

Entre os requisitos para ser uma Família Acolhedora estão: ter mais de 18 anos (sem restrição quanto ao estado civil); NÃO estar habilitado ou ter interesse em adoção; e morar em Araucária há, pelo menos, 1 ano. Quer saber mais? Telefone (41)3614-1702 ou WhatsApp (41) 99927-3676.