Grande Curitiba

CRC prepara participantes para o mercado de trabalho

Os cursos ofertados pela SMAS são divulgados diretamente nos CRAS para o público-alvo, e também nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura
12 de março de 2025 às 10:46
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária está com dois cursos em andamento no Centro de Referência em Capacitação (CRC), da Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária (SMAS). Ambos são oferecidos em parceria com o Senai: Auxiliar Administrativo e Aperfeiçoamento em Mecânica Básica Industrial. As vagas foram voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os participantes relatam sobre o impacto de oportunidades assim em suas vidas.

A moradora do Tupy Alice Freitas de Araújo, de 17 anos, está participando do curso de Auxiliar Administrativo e também já concluiu o de Mecânica Básica. Assim que terminou a primeira formação, já conseguiu uma vaga de estágio em uma empresa do ramo de segurança no trabalho. “Foi muito bom, percebi que quando citei o curso no Senai, os recrutadores ficaram interessados em saber mais. Recebi a oportunidade e fui atrás. Para o meu currículo, foi ótimo”, revela a estudante.

Programas como esse servem como diretriz para adolescentes sobre como se portar na vida pessoal e profissional. “Os recrutadores observam e relatam que um certificado assim faz diferença em uma entrevista de emprego. É uma responsabilidade muito grande formar profissionais. Os jovens são nosso futuro e precisam de incentivos dessa magnitude”, avalia o professor do Senai, Adjovane Santos.

Para Elisângela Aparecida Tomba, coordenadora do CRC, a atuação da Assistência Social é fundamental para promover o protagonismo entre os indivíduos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. “É necessário garantir que pessoas atendidas pela secretaria tenham a oportunidade de participar em igualdade de condições com aqueles que podem arcar com os custos de cursos particulares, como os oferecidos pelo Senai. Estamos proporcionando essa chance por meio de iniciativas como a oferta de lanches durante as aulas, a isenção tarifária para facilitar o acesso e, acima de tudo, o próprio curso. Essas ações refletem um compromisso digno e humanizado, evidenciando nosso olhar atento às necessidades da população”, conclui Elisângela.

Os cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social são divulgados diretamente nos CRAS para o público-alvo e também nos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. Ao longo do ano mais turmas devem abrir.