Maio Amarelo: Prefeitura promove ações de educação de trânsito para mil estudantes

COM ASSESSORIAS – Ao longo desta semana, cerca de mil crianças que estudam no 5.º ano do ensino fundamental em escolas da rede municipal de Araucária devem participar das atividades de educação de trânsito, promovidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), por meio do Departamento de Trânsito.
A ação, chamada “Maio Amarelo – Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, faz parte do mês de mobilização mundial para a segurança no trânsito – e, com isso, para a preservação de vidas. As atividades, de cunho informativo e lúdico, são agendadas com as escolas e ocorrem em uma estrutura montada na entrada do Parque Cachoeira. O evento conta com o apoio da Secretaria de Educação (SMED).
Na abertura das atividades, a vice-prefeita e secretária de Educação, Tatiana Assuiti, destacou a importância do aprendizado sobre o trânsito desde pequeno. “A vida de vocês é muito importante”, destacou a vice-prefeita, acrescentando que as atividades foram pensadas para divertir e ensinar.
Já o secretário de Urbanismo, Walter Emílio Voss, citou o comprometimento da equipe e a estrutura montada para receber as crianças, reforçando a intenção de que as crianças possam compartilhar o conhecimento com suas famílias. “Tudo que vocês aprenderam aqui hoje, cobrem dos seus pais no dia a dia”, disse.
Atrações
As atividades no Parque Cachoeira seguirão até a próxima sexta-feira (09), recebendo turmas de estudantes agendadas às 9h e às 14h. Um circuito de trânsito foi montado para que os estudantes possam visualizar e simular situações comuns quando estão em deslocamento pela cidade. Em outro espaço da ampla estrutura montada, os estudantes se divertem ao realizar o percurso proposto utilizando óculos que simulam a visão de uma pessoa embriagada ou com sono.
A atividade também permite que os estudantes pudessem ter contato direto com viaturas e motos utilizadas pela equipe de trânsito durante as ocorrências pela cidade, montando nas motos e entrando nas viaturas. A estrutura também contava com camas elásticas.
As crianças também participaram de uma palestra interativa com os agentes Brhenda Roberta e Guilherme Fabrício, sobre temas diversos, relacionados principalmente à importância de saber e seguir as regras de trânsito.
Ao longo do Maio Amarelo, a equipe do Departamento de Trânsito de Araucária também vai realizar palestras em diversas empresas do município, reforçando as orientações sobre prevenção e segurança de todos no trânsito.