Grande Curitiba

Guarda Municipal de Campo Largo completa mais um curso de disparos de armas longas

O treinamento é obrigatório, por lei, aos Guardas Municipais, e deve ser realizado anualmente
29 de julho de 2021 às 11:59
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 5 a 8 e 12 a 15 de julho, no stand de tiro da Polícia Rodoviária Federal, em Curitiba, e no Centro de Ensino da Guarda Municipal, em Campo Largo, os agentes foram qualificados como operadores de armas longas.

Esse treinamento é obrigatório, conforme portaria da Polícia Federal que regulamenta essas práticas.

A Guarda Municipal realiza formação/requalificação, anualmente, seguindo uma matriz curricular com estágio de qualificação profissional. A carga horária também é conforme lei e, inclusive, o número de disparos que devem ser efetuados, obrigatoriamente nos treinamentos, constam nos regulamentos.

O treinamento envolve testes de aptidão psicológica, legislação, teoria e prática e, além de qualificar o servidor, também são uma forma de valorização, conforme comenta o Comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão.

Segundo o Comandante, esses treinamentos impactam diretamente no trabalho de rua dos agentes, não somente no combate ao crime, mas em relação à própria comunidade porque o treinamento traz estabilidade psicológica inclusive para lidar com situações de pressão.

Todo o efetivo participou do treinamento e foi devidamente certificado.

Na foto, o Prefeito Maurício Rivabem e o Secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, junto do efetivo da Guarda Municipal de Campo Largo.