Grande Curitiba

Parceria com Prefeitura de Campo Largo promove produção do livro “Campo Largo – A Cidade da Gente”

Obra foi escrita pelos estudantes das Escolas Municipais de Campo Largo e pelos escritores Selma Maria e José Santos, numa parceria com a empresa SIG Combibloc, para comemorar os 150 anos da cidade e 10 anos da empresa no município
26 de novembro de 2021 às 18:02
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – “São parcerias como essa que constroem um mundo melhor para nossas crianças, com incentivos, com olhar no passado, no presente e no futuro, através do conhecimento de nossas raízes e origens”, ressaltou o prefeito Maurício Rivabem no evento de lançamento do livro, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25/11), na Câmara Municipal de Vereadores, com a presença da escritora Selma Maria, da secretária de Educação, Dorotéa Stoco, e equipe, dos vereadores, estudantes, familiares e representantes empresariais.

O município foi presenteado com a obra “Campo Largo – A Cidade da Gente” para marcar com arte e cultura os 150 anos de criação da cidade, comemorado em 2021. O projeto foi realizado com dez instituições de Ensino Municipal, desde o início do ano letivo de 2021, de forma remota, onde os professores, pedagogos e diretores se empenharam com os estudantes e a comunidade de cada instituição para levantar fontes históricas e contar a história de cada região no livro.

Segundo os professores da Rede Municipal de Ensino, a atividade proporcionou um momento de resgate às memórias e raízes que fazem parte do contexto escolar e enriquecem o repertório histórico e cultural das crianças e das comunidades escolares.

A empresa SIG Combibloc esteve representada no lançamento da obra e ativamente participa de projetos culturais que fomentam o ensino e o saber à população campo-larguense. Foram impressos 1.160 exemplares desta primeira edição, que serão entregues às 40 escolas municipais e aos 20 Centros Municipais de Educação Infantil que a cidade contempla, para compor o acervo da biblioteca de cada instituição de ensino. Cópias serão destinadas, também, à Biblioteca Pública Municipal de Campo Largo.

INSPIRAÇÃO – A obra traz rico conhecimento sobre a estrutura da cidade de Campo Largo, através de textos e de poesias. É um passeio em cada bairro do município, conhecendo as origens migratórias dos italianos, poloneses, indígenas, trazendo a forte e solidificada culinária típica de cada origem, bem como os costumes, os artesanatos, o marcante traço comercial e produtor da louça, cerâmica e porcelana, as paisagens naturais como em Bateias, como na rica Floresta Nacional do Assungui, no Parque Newton Puppi; ainda traz passeios pelos patrimônios históricos e culturais da cidade, como no Museu local, no Casarão do Parque Newton Puppi, entrelaçando estrofes sobre a religiosidade das comunidades, sobre as araucárias (árvore símbolo do Paraná), sobre a arquitetura e tradições polonesas e italianas (evidenciadas em muitos estabelecimentos comerciais), sobre os estádios esportivos, sobre artistas locais que são destaques no mundo, como o pintor e artista Toto Lopes, com histórias contadas e compostas nas salas de aula campo-larguenses, pelos estudantes dos 5ºs anos do Ensino Fundamental I.

A secretária de Educação, Dorotéa Stoco, evidenciou o compromisso que a Educação Municipal tem com a criação integral dos saberes e da aprendizagem disseminada nas salas de aula, com foco em todas as áreas da vida do ser humano. “Estamos mais uma vez muito agradecidos com esta oportunidade em trazer arte, cultura e história para nossas crianças e para nossa cidade”.

O prefeito destacou o diferencial em Educação que o município apresenta com o aprendizado completo, trazendo a área em evidência Estadual e Nacional com as notas superadas à media do Ideb, com as medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica, com a produção, por meio de parcerias com empresariado local, de obras de arte que ficarão eternizadas para as futuras gerações, contando sobre nossas raízes e a riqueza cultural do nosso povo”, concluiu Rivabem.

Ao final do lançamento, as crianças representando as escolas municipais, autografaram 200 edições do livro “Campo Largo – A Cidade da Gente” para entregá-las a cada participante do evento, promovendo assim a integração e o pertencimento coletivos.