Grande Curitiba

Casa da Cultura revitalizada e com acessibilidade é entregue à população com Exposição dos Artistas da Educação Especial de Campo Largo

Obra esperada é oficialmente entregue em um espaço reformado com mais segurança, melhor estrutura e acessibilidade
2 de dezembro de 2021 às 17:32
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (02/12), com a presença do prefeito municipal, Maurício Rivabem, secretários municipais, artistas locais, imprensa e equipe das Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura e Secretaria de Educação.

A obra tão esperada foi finalizada com todos os protocolos de segurança e tecnologia em acústica, acessibilidade e espaços culturais adequados. No ato da entrega, o prefeito destacou a necessidade da espera para finalmente proporcionar à população um equipamento bem estruturado e organizado que fomente o cenário cultural local, para receber uma agenda cultural de peso com qualidade e acessibilidade.

No ato do descerramento da placa de obra uma homenagem foi realizada ao prefeito Marcelo Puppi (in memoriam) que abraçou a Casa da Cultura e teve como objetivo reestruturar completamente o espaço de cultura e lazer do município, para levar ao cidadão campo-larguense conhecimento, aprendizagem, arte, história e cultura, como principais conceitos e princípios de uma população com qualidade de vida.

A Casa da Cultura ainda ganhou uma fachada personalizada pelo artista campo larguense Toto Lopes, estilizada minuciosamente para representar a importância da cultura, da educação e do desenvolvimento artístico às novas gerações.

Para o momento, a mostra artística exposta foi produzida por cerca de 350 estudantes especiais da Rede Municipal de Ensino em menção à Semana do Artista Especial, aberta na primeira semana de dezembro, com data oficial em 03 de dezembro. O evento é consolidado pela Lei Municipal nº 2.455, de 28 maio de 2013.

Ao todo, participaram 21 instituições municipais, mais três específicas a alunos especiais e dois CEMAE’s: a ERCE, a Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado, Escola Municipal Professora Neuza Lúcia Jokimsen Barbosa, CEMAE (Centro Municipal de Atenção Especializada) Três Córregos e CEMAE Professora Lindamir Ribeiro.

São mais de 300 obras artísticas produzidas ao longo deste ano, também de maneira remota, pelos professores e alunos da Rede Municipal, sobre várias temáticas, como a arte da pintura em tela, interpretações de renomados artistas como Romero Britto, Van Gogh, dentre outros, mostras de obras clássicas, releituras renomadas e muito mais.
A mostra ficará exposta até esta sexta-feira (03/12) e é gratuita.

Os trabalhos foram realizados com enfoque nas atividades multifuncionais pelos estudantes das Classes Especiais e das Salas de Recursos. Ambas modalidades contemplam a Rede Municipal de Ensino, com assessoria e coordenação pedagógica especial.

AGENDA CULTURAL – A Semana do Artista Especial é um evento deferido por Lei Municipal também em alusão ao dia 03 de dezembro, instituído como o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. O evento já integra a Agenda Cultural do município com vistas a divulgar trabalhos nas diversas áreas artísticas, realizados por pessoas portadoras de necessidades especiais, como:

* Exposições de pintura, desenho e escultura;
* Trabalhos em marcenaria, colagem e artesanato;
* Apresentações teatrais;
* Apresentações musicais;
* Números de dança;
* Corais e outras manifestações artísticas.

A exposição foi elaborada pela coordenação de Educação Especial do município e abre o retorno das atividades culturais realizadas na Casa da Cultura. O equipamento foi integralmente reformado e reestruturado com todos os protocolos de segurança, adaptabilidade e aumento no número de público, para receber artistas, espetáculos, mostras, grupos teatrais e todas as modalidades que permeiam o cenário cultural, para o fortalecimento da Agenda Cultural de Campo Largo.