Grande Curitiba

Cerca de 50 alunos se formam em Curso de Panificação ofertado gratuitamente em parceria com a Prefeitura de Campo Largo

Foram quase dois meses de curso, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, na Carreta do Conhecimento SENAI, em ação ao desenvolvimento econômico da cidade e para fomento da geração de renda própria
14 de dezembro de 2021 às 17:13
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A formatura aconteceu na tarde da sexta-feira (10/12), no auditório da Prefeitura de Campo Largo, com a presença dos 46 formandos que concluíram as aulas teóricas e práticas com assertividade e excelência. No ato, o prefeito Maurício Rivabem esteve acompanhado do Coordenador de Apoio a Geração de Emprego e Renda do Estado do Paraná, Alberto Ricardo Opolz, representando o Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho – SEJUF/PR, Ney Leprevost.

A primeira aula foi realizada no dia 20/10 do corrente ano, após inscrições deferidas pela Agência do Trabalhador de Campo Largo. O curso foi ofertado numa parceria entre a Prefeitura de Campo Largo, o SENAI, a SEJUF e o grupo Volkswagen, disponibilizando 75 vagas no total.

Foram formados alunos das três turmas capacitadas de segunda a sexta-feira, em três períodos distintos (manhã, tarde e noite), na sede instalada em frente à prefeitura, na Carreta do Conhecimento SENAI.

A carreta comportou uma sala de aula teórica e prática móvel, onde os alunos aprenderam conteúdos como o Programa Alimentos Seguros – PAS, Teoria sobre Panificação, Preparo de receitas de pão, Fundamentos para preparo de massas naturais e integrais e preparo de recheios, Preparo de pães e Preparo de bolos.

As aulas foram 100% presenciais sob a tutoria do Professor Josué de Oliveira, da instituição de ensino SENAI. Ainda, na carreta móvel, havia todo o maquinário para a produção de pães e confeitaria em geral, como batedeiras industriais, fornos e demais estruturas, às aulas práticas.

A realização do curso de panificação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, como ação para contemplar a retomada da economia local, com o ensino e capacitação para a geração de renda própria.

O representante da SEJUF/PR, Alberto Ricardo Opolz, destacou a certeira parceria com a Prefeitura de Campo Largo e firmou a excelência das ações pensadas e executadas para alavancar a economia do município e ofertar conhecimento e estrutura para gerar empregos e renda aos cidadãos campo-larguenses.

O prefeito Maurício Rivabem parabenizou os alunos e ressaltou que parcerias com instituições de ensino para ofertar capacitação e aprendizado são a base para um trabalho com resultados positivos, em especial no momento onde muitos cidadãos foram atingidos economicamente com a pandemia. “Nossa busca é pela geração de emprego, pela geração de renda, pela autonomia e independência dos cidadãos de nossa cidade, com vistas à transformação econômica e social que tanto precisamos. Agradeço a parceria com a instituição SENAI e com a Volkswagen, que são grandes referências no mercado específico e no país”, frisou o prefeito.

CARRETAS DO CONHECIMENTO – O Projeto Carretas do Conhecimento é uma das contrapartidas do protocolo de intenções firmado pela Volkswagen com o Governo do Paraná, proporcionando educação profissional de qualidade para onde for necessário, utilizando as unidades móveis para a capacitação e formação de alunos, que por falta de recursos, tempo e dificuldades de acesso deixam de se qualificar para o mercado de trabalho.

São nove carretas que percorreram 64 municípios paranaenses em 89 localidades, direcionadas para as famílias que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, por meio do Programa Nossa Gente Paraná.

Também participaram da execução de toda a ação e da formatura os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos e de Desenvolvimento Social, Christiano Souto Puppi e Márcia Fabiani Botelho, respectivamente, a Coordenadora de Educação da Unidade SENAI Campo Largo, Bibiana Gaspar, Representantes da Coordenação de Qualificação Profissional – DET-CQP, Gerson Fisbein e Sidney Fatuche, e representantes dos vereadores do município.