Grande Curitiba

Prefeitura informa cronograma semanal do serviço de Coleta de Resíduos Recicláveis

18 de janeiro de 2022 às 11:34

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária, reforça à população o cronograma de coleta de resíduos recicláveis realizada pela Administração Municipal.

Como fonte de geração de emprego e renda, a prefeitura intensifica a coleta e os trabalhos das Associações de Reciclagem formalizadas por lei, com o objetivo de tornar o município referência no setor da transformação dos resíduos em desenvolvimento econômico e social.

A coleta acontece de segunda a sábado, em horários alternados, de maneira escalonada, para suprir a demanda de toda a cidade, em especial nas localidades mais afastadas.

ORIENTAÇÃO – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária solicita a colaboração dos cidadãos na hora de separar e descartar adequadamente os resíduos residenciais e comerciais.

Reciclagem é pauta da Administração Municipal para o desenvolvimento de geração de renda e avanço nas políticas públicas ao meio ambiente e à economia local.

O Município já efetivou quatro Associações de Reciclagem para a efetiva organização e estruturação do processo de reciclagem dos resíduos. A importância da oficialização das associações é de caráter público e social com o objetivo de ampliar a captação dos resíduos em solo municipal, desenvolver a geração de renda das famílias que vivem da coleta e fomentar o setor atrelado à econômico da cidade.

As associações contribuem com a extensão da vida útil de produtos e embalagens por meio da coleta, separação e fornecimento de matéria-prima secundária para a indústria. O suporte fornecido pelo Poder Público com os serviços de coleta e com a formalização das mesmas beneficia e regulamenta responsabilidades de cada órgão para com a manutenção dos serviços prestados e para com preservação do meio ambiente.

O foco do trabalho da Administração Municipal é cada vez mais reduzir os impactos ambientais negativos vinculados à má destinação dos resíduos sólidos e o ensino quanto à utilização de material reciclável como agente diminuidor dos custos com matérias-primas.

Com a adequada separação dos resíduos recicláveis e com a coleta efetivada em todas os bairros do município, há a oportunidade da implementação de novas tecnologias para melhor aproveitamento dos resíduos residenciais e comerciais, como uma estrutura mecanizada para a separação integral dos produtos e, ainda, à geração de energia limpa.

SERVIÇOS – Caso você precise descartar produtos maiores, como móveis, eletrodomésticos, entre outros, ligue para a Ouvidoria Municipal no 156 e o recolhimento será efetuado gratuitamente.

Também é realizado o serviço de coleta verde (galhos, troncos, árvores caídas): ligue no 0800-645-0506 (em até cinco dias úteis os materiais serão recolhidos).