Grande Curitiba

Cadastro presencial no Castramóvel será hoje e amanhã

Para participar do projeto de castração gratuita os responsáveis pelos animais precisam fazer um cadastro (presencial ou online) e devem cuidar deles após o procedimento
19 de abril de 2022 às 17:42
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A prefeitura disponibiliza nesta terça e quarta-feira, respectivamente 19 e 20 de abril, o cadastro presencial dos tutores interessados em participar do Castramóvel, projeto de castração de cães e gatos que a Prefeitura de Campo Largo disponibiliza por meio da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente. Será na escola Dona Fina, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h. Os documentos necessários do tutor são: RG, CPF e comprovante de residência com, no máximo, 90 dias de emissão.

E, além dessa opção, os moradores da Ferraria que não puderem ir nessas datas podem fazer o cadastro online de duas maneiras: acessando o site da prefeitura e clicando no banner do Castramóvel, ou escaneando o QR Code disponibilizado nos cartazes e panfletos distribuídos em comércios da região. Ambos os acessos direcionam para preenchimento de um formulário digital e deve ser feito um cadastro por animal. Eles precisam de uma pessoa responsável para acompanhar no dia da cirurgia, aguardar a realização do procedimento e realizar o pós-operatório conforme orientações que serão repassadas. Tudo deve ser feito para garantir a saúde e bem-estar do seu bichinho de estimação.

O objetivo é castrar e microchipar gratuitamente os animais através da Unidade Móvel de Castração, como medida de controle e prevenção. O distrito teve prioridade devido a uma zoonose de relevância à saúde pública que está circulando na localidade e que pode acometer também seres humanos: a esporotricose. Seus sintomas aparecem após a contaminação do fungo na pele. A Ferraria é a primeira região a receber o projeto e, nos próximos meses, outros bairros de Campo Largo devem receber o Castramóvel também.

Contamos com a comunidade para esse esforço conjunto de adoção responsável que irá proteger cães e gatos e evitar superpopulação. Nos casos dos animais de rua é o mesmo, eles precisam de um responsável para assumir os cuidados pós-cirurgia que o procedimento exige. O animal só será castrado após a documentação ser aprovada e o ele ser avaliado como apto em triagem.

Participe e avise os vizinhos!