Grande Curitiba

Campanha Maio Amarelo é aberta em Campo Largo

Aberta oficialmente na sexta-feira (29/04), Campanha Maio Amarelo contou com participação de autoridades do Observatório Nacional de Segurança Viária e trouxe diagnósticos do trânsito de todo país, junto às ações de sinalização, orientações e compartilhamento de experiências trocadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública
2 de maio de 2022 às 18:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – “Esta é uma campanha de amor à vida, à saúde e à organização de nossa cidade”, ressaltou o prefeito Maurício Rivabem na abertura da campanha, que aconteceu na Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, com uma roda de conversa entre lideranças municipais, estaduais e federais da área, acerca do tema “Segurança Viária”.

O Maio Amarelo acontece em todo o país e é uma iniciativa do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema Segurança Viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, responsável pela pasta que atua com os serviços do Deptran e organização viária, ressaltou a importância de falar sobre o tema, de orientar os jovens e crianças com cartilhas escolares, de realizar blitze educativas, não somente no mês de maio, mas durante todo o ano, para reforçar a mensagem que “cuidar do trânsito é cuidar de você e do seu próximo”. Moussa ainda salientou que a força-tarefa é conjunta para a realização das políticas públicas de maior segurança viária e conta com apoio incondicional da Guarda Municipal, através de ações com a Guarda Mirim, com agentes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e autoridades nacionais da área.

A roda de conversa trouxe números que abordam como está a segurança viária em todo o Brasil e, a capital paranaense, Curitiba, sai na frente com a maior frota motorizada de todo o país.

Um levantamento do ‘portaldotransito.com.br’ registrou alta de 37,5 no número de condutores que dirigem alcoolizados na comparação com este período do ano anterior. Mesmo sem feriado oficial, foram ocasionadas 106 mortes nas rodovias – somente nas federais – durante o Carnaval 2022. Desde 2018, o Brasil mostrava uma tendência de queda em todos os indicadores. Com a pandemia da Covid-19, e o aumento do uso dos serviços de delivery (motoboys), houve significativo aumento no número de acidentes com motociclistas em todo o país.

Esses são alguns indicadores do país, neste ano, como dados da PRF que mostram que nos últimos dois anos, só de 23 a 26 de dezembro, foram registradas quase 70 mil infrações por excesso de velocidade.

MAIO AMARELO CAMPO LARGO – Três grupos de motociclistas participaram da abertura oficial da campanha em Campo Largo, recepcionados pelo Comandante da Guarda Municipal, GM Leitão, e pelo prefeito do município, Maurício Rivabem. GM Leitão também é motociclista e abordou a importância da segurança e da direção preventiva em qualquer estrada, em qualquer via, seja de motocicleta ou conduzindo automóveis. Os três grupos – Carecas, Diamantes e Insanos – foram representados com uma moto carreata, passando pelas principais vias centrais da cidade e chegando na Casa da Cultura, com apoio da Guarda Municipal e do Deptran Campo Largo, para chamar a atenção ao Maio Amarelo.

No meio da tarde, após atos oficiais e protocolos de agradecimento, Samir Moussa destacou que Campo Largo firmou uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Escola Pública de Trânsito (a qual o secretário municipal é membro) e citou a efetiva parceria com a PRF, através das normatizações legais e do cumprimento da lei, das regras de trânsito, com vistas à melhoria da Segurança Viária nacional.

Lideranças do ONSV e da SETRAN abordaram que Campo Largo é atuante no Comitê de Trânsito Seguro, facilitando assim a organização de ações direcionadas às demandas que o município apresenta.

Foi explanado que existe uma sociedade antes e depois da Campanha Maio Amarelo e este movimento é respaldado com a eficácia das ações da Delegacia Metropolitana da PRF – braço do Ministério da Justiça – onde cada estado tem nas superintendências as delegacias locais. No Paraná, a Delegacia Metropolitana atende toda a RMC (Região Metropolitana de Curitiba) e é a maior delegacia do Brasil, atuando com altíssima responsabilidade pelo tamanho de sua demanda, especialmente nas rotas de acesso ao Porto de Paranaguá e à fronteira com Foz do Iguaçu.

Especialistas da Delegacia Metropolitana também relatam que a pandemia trouxe um aumento no número de acidentes com motociclistas e indicam que as medidas para tentar diminuir estes números são aplicadas através de fiscalizações com abordagem policial, ações educativas, comando de radares, ação do bloco de multas e integração entre as forças de Segurança. Ações com motociclistas e com pedestres também foram citadas com alta efetividade, bem como com grupos de ciclistas, com abordagens também com andarilhos.

MAIS NÚMEROS/PARANÁ – Representante da Superintendência de Trânsito do Estado do Paraná relatou que Curitiba é a capital mais motorizada do Brasil e isso trouxe maior demanda ao planejamento viário para a região, com instalação de mais radares com alta tecnologia, mais sinalização horizontal e vertical e cercamento eletrônico para identificação de veículos em situação inadequada. Neste último quesito, Campo Largo deu um grande salto com a criação do CIOSP (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), onde as câmeras espalhadas em todo o município (principalmente nas entradas e saídas da cidade) têm alta definição e o sistema de segurança utilizado permite troca de dados com outros órgão de Segurança Pública, das esferas municipal, estadual e federal, que informam se há alerta de roubo/furto de todos os veículos que entram e saem do território municipal.

PROGRAMA EDUCA – Campo Largo contemplou o Programa EDUCA com aplicação de conteúdo sobre Segurança Viária nas salas de aula locais. É um projeto didático inédito, que contempla o Ensino Fundamental I e II, com um conjunto de temas transversais abordados.

O Programa EDUCA oferece uma abordagem cada vez mais crítica ao importante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC, os materiais são disponibilizados pelo ONSV – que contemplam o Ensino Fundamental – para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria contínua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de acidentes no país.

O Programa EDUCA ainda faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, inclui manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

O evento foi válido no sentido de esclarecer a importância da conscientização da sociedade com a Segurança Viária, explicando como uma atitude individual pode impactar negativamente ou positivamente o cenário de uma cidade, especialmente nos âmbitos da gestão pública, da saúde pública e da economicidade das atividades públicas voltadas à melhoria da vida de toda uma população.

Ações acontecerão durante todo o mês, de forma integrada, no trânsito, nas escolas e nos departamentos públicos, divulgadas nos canais digitais oficiais da Prefeitura de Campo Largo.

PRESENTES – Prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; Secretário Municipal de Ordem Pública, Samir Moussa; Engenheiro de Trânsito de Araucária, Luiz Antonio Gouvea; Vice-presidente do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), Mauro Gil; ONSV, Stephania Alvise; Agência Nacional de Mobilidade Urbana, Joslaine Meger; ONSV Araucária, Valdilson Lopes; Tiro de Guerra Campo Largo, Sto. Andre; Comando Polícia Militar Campo Largo, Capitão Seniski; Área de Segurança Viária PRF, Denilson Cruz; Comando CIOSP Campo Largo, GM Arruda; Comando Guarda Municipal Campo Largo, GM Leitão; Deptran Campo Largo, Everton Oliveira; Grupo Escoteiro Eco, Anna Paula Costa; Secretaria de Trânsito Curitiba, Rosangela Batisteli; Investigador Polícia Civil Campo Largo, Clóvis Pinheiro; Chefe da Delegacia Metropolitana PRF, Caio Simões; Comando Corpo de Bombeiros Campo Largo, Capitão Romaniuk; Secretário PENATRANS, Frederico Carneiro; Diretor da Escola Pública de Trânsito Curitiba, Claudionor Agibert; Vereadores: Germano da Silva, João Aparecido de Freita e João Carlos Ferreira; Diretor da Cocel, Nelson Chagas; Secretários Municipais: Governo, Chrystiane Chemin; Meio Ambiente e Agropecuária, Juares Carvalho; Educação, Dorotéa Stoco; Fazenda, Tiago Maister; Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres; Saúde, Danielle Fedalto; demais público campo-larguense.