Grande Curitiba

Micro empresários e produtores rurais recebem empréstimo com aval da prefeitura

Fundo de Aval Garantidor auxilia empreendedores a construir um caminho, em diferentes negócios, e também na retomada da economia da cidade
5 de maio de 2022 às 17:20
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – A Sala do Empreendedor, no bloco 17 do setor administrativo da Prefeitura de Campo Largo, está recebendo interessados em buscar orientações e caminhos possíveis para construir ou manter a viabilidade de seus negócios. E uma das soluções que se abre para eles, com foco no fomento do desenvolvimento econômico da cidade, é a linha de crédito no Fundo de Aval Garantidor (FAG).

De acordo com João Ricardo Fracaro, agente de crédito da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos, “só na semana passada saíram mais três cartas para empreendedores da cidade. É significativo o aumento da procura pela Sala do Empreendedor. Durante a pandemia dobramos de atendimento e o volume tem se mantido nesse momento, pois estabelecemos uma confiança com os micro e pequenos empresários campo-larguenses. Eles sabem que estamos aqui para apoiar e orientar”.

FAG – Direcionado a Produtores Rurais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Fundo é uma modalidade de empréstimo que entrega uma carta de garantia ao empreendedor, permitindo que ele realize um empréstimo tendo como avalista a Prefeitura de Campo Largo. Pode ser feita como Capital de Giro, Investimento ou Misto, com prazo máximo de amortização de até 36 meses, conforme os critérios de cada instituição financeira conveniada.

Composto com o recurso do Município, o FAG é utilizado para garantir operações de crédito nas instituições financeiras conveniadas à Sociedade Garantidora de Crédito (SGC), em até 80% do valor total do empréstimo, com o limite máximo por operação a ser definido de acordo com o porte da empresa – micro e pequenas. Essa é uma das exigências mais difíceis de se cumprir quando se tem um pequeno comércio ou se está iniciando uma atividade.

O município poderá aportar os valores autorizados em legislação específica no montante de cem mil reais no FAG, devendo incluir referida quantia nos instrumentos que compõem o planejamento orçamentário – PPA, LDO e LOA, e fará a manutenção dos recursos através de conta em seu próprio nome, aplicando os mesmos no mercado financeiro por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, obtendo assim rendimento quando possível. Os limites apresentados são de até 15 mil reais (para parcelamento em até 36 meses), e de cem mil reais até um milhão de reais, aportados pelo município.

Para quem quer empreender e formalizar seu negócio o ideal é consultar a Sala do Empreendedor, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos que é a pasta responsável pela prestação dos serviços ao microempreendedor individual (MEI). Diversos serviços são ofertados junto ao Estado, de maneira totalmente gratuita.

Confira qual a documentação necessária e mais informações importantes no portal Sala do Empreendedor, nas nossas redes sociais ou, caso não consiga de forma online, direto presencialmente.

Serviço:

Sala do Empreendedor – Prefeitura de Campo Largo – setor administrativo

Endereço: Av. Padre Natal Pigatto, 925, Bloco 17, bairro Vila Elizabeth

Telefone: 41 3291-5232