Procon Campo Largo participa de encontro brasileiro de Procon’s

COM ASSESSORIAS – Não somente resolver problemas, mas preveni-los – esta é a missão do Procon de Campo Largo que está à disposição da população para prestar orientações, informações e sanar dúvidas entre as relações comerciais.
O Procon Municipal participou do Encontro Brasileiro de Procon’s, em Juiz de Fora/MG, no final do mês de maio, para atualizar informações e trocar experiências com as ações de todos os órgãos de defesa do consumidor brasileiros.
No encontro, a diretora do Procon de Campo Largo, Priscila Bassani, pode interagir com lideranças que defendem os direitos dos consumidores através dos painéis de boas práticas que abordoaram sobre o Núcleo de Apoio aos Superendividados, sobre a necessidade de fortalecimento dos Procon’s, sobre autoridade nacional de proteção de dados, sobre trâmites dos processos administrativos, sobre o passo a passo da decisão administrativa, sobre a dosimetria (cálculo) da pena e espécies de penalidades, sobre decisão cautelar administrativa, sobre caminhos para se criar um Procon Municipal; ainda, foi debatida e ministrada a importância de novas tecnologias estruturantes e sobre os Procon’s regionais, que atendem regiões vizinhas.
O Procon de Campo Largo atua na mediação e tentativa de conciliação nos casos de conflitos entre consumidor e fornecedor, no sentido de se fazer valer as normas do CDC (Código de Defesa do Consumidor), com ações atreladas à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
A diretora do órgão em Campo Largo explica que o processo administrativo é a instância necessária para que se possa resolver os casos de lesão e danos ao consumidor, na hora de efetuar uma relação comercial. “Encontros como este, que misturam todos os órgãos de defesa do consumidor, são de extrema importância para falarmos a mesma “língua” e trocarmos casos e experiências para agilizar e promover a melhor solução para ambos – consumidor e fornecedor”, diz Priscila Bassani.
Hoje, o Procon de Campo Largo realiza em média 18 atendimentos presenciais por dia, entre notificações e processos; ainda atende demandas de informações gerais, contabilizando 430 atendimentos, em média, por mês.
Criado em 1993, pela Lei Municipal 1031/93, o órgão disponibiliza uma advogada para atuar nos processos administrativos abertos. A maioria são inadimplência bancária, juros abusivos e problemas com telefonias.
No tocante à estrutura, o Procon de Campo Largo fez parcerias como, por exemplo, com a Agência Nacional do Petróleo e Polícia Civil do Paraná para intensificar a fiscalização no comércio local, em especial nos postos de combustíveis, nos últimos meses.
Há disponibilidade para a realização de novos convênios para esclarecer à população em geral a importância de conhecer os direitos e também os deveres na hora da relação comercial.
O CDC é disponibilizado no portal da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor.
Ainda, os conflitos podem ser sanados e atendidos pelo APP “Consumidor.gov.br”, gratuitamente.
MAIS SERVIÇOS:
Procon Campo Largo
Endereço: Rua Rui Barbosa, 1407, Centro
Contato: (41) 3392-1200