Grande Curitiba

Escola Municipal Sete de Setembro comemora 50 anos

Fundada em junho de 1972, a unidade já recebeu milhares de estudantes e faz parte da história de gerações de alunos campo-larguenses
20 de junho de 2022 às 17:27
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Escola Municipal Sete de Setembro, localizada na Vila Elizabeth, completou 50 anos da sua fundação na última quarta-feira (15). A data foi marcada por uma cerimônia comemorativa que reuniu alunos, profissionais da educação, pais e autoridades locais.

Durante o evento foi possível relembrar a história da escola e das pessoas que ajudaram a construir seu legado – escrito a várias mãos. Além disso, os presentes sem dúvida se apaixonaram pelas apresentações dos alunos em homenagem a esse importante dia. Eles misturaram música e dança para falar de como é bom estudar!

Com direção da professora Dgina Carla Vanin Bertogy, a escola conta hoje com 206 estudantes matriculados nos turnos da manhã e tarde, em dez turmas que vão do Infantil IV ao 5º ano, e há também uma turma de classe especial.

A instituição tem também projetos de contraturno que ajudam no crescimento e desenvolvimento dos pequenos como, por exemplo, o projeto “A energia do esporte” que disponibiliza aulas de karatê, ou os projetos “Valores (Dindin)” e “Juntando Latinhas e Tampinhas”, com noções de economia e de sustentabilidade para os participantes.

História da escola – Fundada em 15 de junho de 1972, recebeu o nome de “Grupo Escolar Sete de Setembro” em homenagem ao sesquicentenário da Independência do Brasil. A sugestão foi dada pelo então prefeito da época, Emídio Pianaro. O terreno onde foi construído o prédio da escola foi doado por Otto Büsmayer e seus descendentes. O patrono da escola foi José Francisco Andreassa e a primeira diretora da unidade foi Maria de Lourdes Andreassa Basso.

Em 1985 a escola teve seu espaço ampliado, após a Prefeitura realizar a compra de um terreno ao lado, durante a gestão do prefeito Carlos Jerônimo Zaniorenzi. No mesmo ano, seu nome foi alterado para “Escola Municipal Sete de Setembro – Ensino Pré Escolar e de 1° Grau”. Apenas em 1998 ela passou a se chamar “Escola Municipal Sete de Setembro – Educação Infantil e Ensino Fundamental”.