Recenseadores do IBGE estão pelas ruas de Campo Largo para a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022

COM ASSESSORIAS – Os recenseadores do IBGE já estão pelas ruas de Campo Largo para a coleta de dados da população referente ao Censo Demográfico 2022. Essas informações são de extrema importância para o planejamento e aplicação de políticas públicas, por isso, a Prefeitura destaca: receba bem os agentes e responda as perguntas corretamente!
As entrevistas começaram no primeiro dia de agosto. Entre os assuntos que estão sendo abordados estão dados sobre educação, como o número de analfabetos, saneamento básico e infraestrutura, que ajudam a entender as condições de vida da população.
Os entrevistadores estão identificados com coletes do IBGE, que trazem um QRcode com informações pessoais de cada um. O cidadão tem a liberdade de apontar o seu celular para o código, para a sua maior segurança, para ter acesso a esses dados. As respostas do questionário do Censo são registradas no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cada recenseador, que deve zelar pelo sigilo das informações.
O Censo 2022 visitará cerca de 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, onde moram cerca de 215 milhões de habitantes, nos 5.568 municípios do país.
A previsão é que as respostas sejam divulgadas no dia 20 de dezembro. Vale destacar que a pesquisa não foi feita em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. E também por isso, o IBGE criou um protocolo de saúde detalhado, repassado nos treinamentos para garantir o bem-estar e a proteção de todos os envolvidos.
ATENÇÃO: Segundo o decreto-lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967 (art. 2º, § 2º), “toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística.”