Dia D de vacinação em Campo Largo teve boa adesão e também atualizou cadastros nas UBS
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Saúde, participou novamente no último sábado (20) da campanha nacional do Ministério da Saúde de Multivacinação e Poliomielite. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do interior e mais 8 UBS urbanas do município receberam a população durante todo o dia. Essa foi a terceira ação de Dia D que a pasta organizou em pouco mais de 100 dias, as outras foram em 30 de abril e 13 de junho deste ano.
COM ASSESSORIAS – Ao todo, foram aplicadas 2.146 doses, sendo 501 doses contra a Influenza e 645 doses contra a Covid-19. Além dessas, também foram aplicadas 387 doses de outras vacinas de rotina, para atualização de caderneta vacinal e 612 doses adicionais da Poliomielite. Teve unidades mais movimentadas em alguns momentos, e a grande sensação foi a presença do Zé Gotinha que visitou todas as UBS para estimular a criançada.
Segundo Danielle Fedalto, secretária de Saúde de Campo Largo, “o intuito da ação foi atualizar a carteirinha de vacinação das crianças e adolescentes até 14 anos. Em relação à Poliomielite foi aplicada uma dose adicional da gotinha adicional para as crianças de 1 a 4 anos que já tinham completado o esquema vacinal anterior. E ficamos felizes com a adesão dos pais, mas reforçamos para quem não pode ir no sábado: a campanha segue em vigor até o início de setembro”.
Ou seja, quem perdeu o mutirão especial no sábado ainda pode e deve atualizar a carteira vacinal das crianças e adolescentes, pois a campanha de vacinação segue vigente. Estão disponíveis todas as vacinas de rotina e as vacinas das campanhas de COVID-19 e Influenza, em todas as UBS do município.
As salas de vacina destes locais ficam abertas das 8h30min às 16h. A pasta pede atenção apenas para a vacina contra a COVID, pois ela tem um cronograma específico, conforme faixa etária. Para se vacinar é necessário levar documento com foto, CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação. Aproveite a ida na UBS mais próxima de sua casa e também atualize o seu cadastro. No último sábado aproximadamente 559 pessoas deixaram os dados em dia, o que facilitará muito o atendimento delas em caso de necessidade médica.
“A vacina é a principal forma de prevenção de diversas doenças. Então agradecemos aos campo-larguenses que estão se protegendo e, consequentemente, protegendo os ambientes sociais que circulam também. E quem ainda não teve tempo e precisa se imunizar, não deixe de atualizar sua carteira de imunização, leve as crianças e chame os amigos para participar também. Vacinas salvam vidas”, finaliza Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo.