Campo Largo comemora o Dia do Soldado com ações dos atiradores do Tiro de Guerra 05-020
COM ASSESSORIAS – Aconteceu neste último domingo (28) o encontro para marcar com ações honrosas comemorações ao Dia do Soldado no país, na sede do Tiro de Guerra 05-020, com a presença dos cerca de 50 atiradores instruídos pelo Chefe de Instrução em Campo Largo, 1º Sgt Andre Machado, recepcionados pelo secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, representando o Executivo Municipal.
No momento, dentre os protocolos de execução do Hino Nacional e condecorações, os atiradores fizeram o Juramento perante a Bandeira Nacional e receberam das mãos de seus padrinhos e madrinhas, a Boina Verde Oliva, marcando a vitória e superação dos primeiros obstáculos que a vida militar exige.
A data escolhida para celebrar o Dia do Soldado é em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias. Nascido em 25 de agosto de 1803, foi um dos principais militares do país, sendo considerado Patrono do Exército Brasileiro, por meio do Decreto n° 51.429.
Luís Alves de Lima e Silva nasceu em uma fazenda chamada São Paulo, próximo da Vila Estrela, hoje no território do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Filho de Francisco de Lima e Silva e Cândida de Oliveira Belo, ele cresceu em meio a uma ilustre família de militares, já que seu pai, tio e avô faziam parte do exército.
Em maio de 1808, Luís Alves foi alistado aos 5 anos de idade, tornando-se cadete do 1º Regimento de Infantaria do Rio de Janeiro. Isso não significa que ele começou a servir o exército quando criança, o título era considerado “honorífico” (que concede respeito) por ele ser filho de um oficial militar, prática bem comum na época. Assim, deu início a sua trajetória na carreira militar.
ENTENDA QUAIS AS DIFERENÇAS DA MISSÃO DOS SOLDADOS NAS INCORPORAÇÕES:
Os soldados são militares que podem atuar nas Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros. No Exército, esses profissionais têm como objetivo defender a Constituição e proteger a nação em operações terrestres, por exemplo, em casos de ameaças de guerra. Nas fronteiras, realizam atividades que ajudam a combater o tráfico. Os soldados também tem como missão assistenciar vítimas de desastres naturais, como terremotos, enchentes, rompimento de barragens, entre outros.
Há duas formas para entrar no Exército Brasileiro: concurso público e alistamento militar obrigatório.
Na Marinha – a força armada mais antiga do Brasil e a maior da América Latina – os soldados também têm como função defender a Pátria e garantir a ordem e os poderes constitucionais, mas em operações marítimas e fluviais. Suas principais atribuições são: fiscalizar o cumprimento de leis, garantir a segurança da navegação e proteger o litoral brasileiro. Além do serviço militar obrigatório, também é possível entrar na Marinha por meio de concurso público, concorrendo a vagas na Escola Naval – EN, Escola de Aprendizes Marinheiros – EAM, no curso de Soldado Fuzileiro Naval ou no curso de Formação de Sargento Músico Fuzileiro Naval.
Já na Aeronáutica, os soldados têm como objetivo manter a soberania no espaço aéreo nacional, executando ações de controle, defesa e vigilância para impedir o uso do espaço aéreo brasileiro para fins hostis ou contrários aos interesses do país. A forma de ingressão é a mesma que ao Exército e Marinha, e também através de concurso público, concorrendo a vagas nos seguintes cursos:
– Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Aeronáutica – CFOAV;
– Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica – CFOINF;
– Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica – CFOINT;
– Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica – CFS;
– Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA.
Polícia Militar – Já o soldado da Polícia Militar tem como objetivo preservar a segurança pública nas ruas, sempre primando pela defesa da vida. Algumas de suas funções são: prisões em flagrante, busca e apreensão com mandado judicial, atuação em caso de crimes e contravenções, revistas, fiscalização/blitz e controle da população em situações de aglomeração pública, como passeatas, shows e manifestações. Para trabalhar nesse segmento é necessário prestar concurso público.
Corpo de Bombeiros – No Corpo de Bombeiros, os soldados são encarregados na atuação da prevenção e extinção de incêndios, além de prestação de socorro, buscas e salvamentos de pessoas. Assim como a Polícia Militar, para ingressar na área é necessário prestar concurso público.
Tiro de Guerra – Outra forma de prestar o serviço militar é por meio dos Tiros de Guerra – TG, que são órgãos de formação de reserva que possibilitam aos convocados, mas não incorporados em organizações militares da ativa, prestar o serviço militar inicial nos municípios onde estão residindo. Desse modo, os jovens convocados recebem instrução, conciliando-a com o trabalho e o estudo. No Tiro de Guerra, o Atirador deverá permanecer por um período de 6 a 10 meses, participando de atividades específicas das Forças Armadas. Ao término do período, o referido militar é licenciado das fileiras do Exército.
O Chefe de Instrução do TG 05-020 Campo Largo, 1° Sgt Andre Machado, agradece a presença das autoridades, familiares e amigos do TG local que se dedicaram às ações honrosas dos atiradores locais.
“Tiro de Guerra. Aqui se aprende amar e defender a Pátria.”