Grande Curitiba

A partir de setembro a Coleta Verde será dividida por setores em Campo Largo

Mudança feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária deve facilitar o recolhimento de galhos e folhas e ajuda o cidadão na programação de poda do seu quintal
1 de setembro de 2022 às 15:29
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agropecuária, informa que foram feitas alterações na rota do serviço Coleta Verde que atende a área urbana do município. Realizado por uma empresa terceirizada, a Ecosystem Serviços Urbanos, a Coleta Verde é exclusiva de galhos, folhas, troncos e restos de poda de gramas, detritos que possam ser carregados sem uso de máquinas. Atualmente, o recolhimento deste tipo de detrito é feito mediante solicitação via telefone e leva de 10 a 15 dias úteis para ser feito.

Porém, a partir de hoje, 01 de setembro, o intuito da administração é mudar essa dinâmica, então não será mais preciso ligar e solicitar. Em conjunto, a Secretaria e a empresa terceirizada dividiram o município em cinco setores, para uma rota que será feita com circulação de dois dias em cada setor. Assim, a estimativa é que leve até 10 dias úteis entre uma passagem e outra do caminhão no mesmo local. Isso permitirá uma melhor programação dos moradores com relação às podas e agendamentos de jardinagem.

“Solicitamos aos moradores que verifiquem qual o setor que estão e acompanhem a Coleta Verde. Assim eles podem se programar com a jardinagem para que seja próximo de quando o serviço irá passar na sua rua. O ideal é que os detritos sejam colocados na frente das casas, em lugar de fácil acesso, um dia antes da passagem, pois esse tipo de detrito, ao ficar exposto mais que três dias, começa a secar e já vai se deteriorando. Também pedimos que as pessoas acondicionem (o que for possível) dentro de sacos grandes de lixo ou de ráfia e não misturem com outros materiais”, orienta Juares Moreira Soares, encarregado geral da Ecosystem Serviços Urbanos.

Quem utilizou o serviço nesta semana, pela primeira vez, foi Cláudia Woziack. Moradora do bairro Bom Jesus há 30 anos, ela ficou satisfeita: “Achei muito bom porque eu não teria como colocar esse tipo de material no carro, e nem saberia para onde levar, o que fazer com isso. Eles ainda deixaram tudo limpinho, foram bem bacanas”. Ela também tinha um colchão para descartar, e no meio das folhagens descartadas tinham fios inutilizados. A equipe orientou a moradora a solicitar por telefone o recolhimento destes outros materiais que não fazem parte da Coleta Verde e ela prontamente já ligou e solicitou.

Dirceu Negrão, diretor de Serviços Urbanos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente destaca que essa mistura de tipos de detritos é muito comum. Os munícipes confundem a Coleta Verde especialmente com materiais inservíveis como móveis velhos e quebrados, mas esse é outro tipo de coleta, assim como a coleta de materiais recicláveis. Para eles, como a procura é menor, a Secretaria Municipal vai manter o recolhimento via solicitações por telefone nos números 156 ou 3291-5132. A Coleta Verde deve atender ainda pedidos por telefone, mas apenas em um período de transição, durante a primeira quinzena de setembro, até as regiões se habituarem com a nova rota.

“Pela alta demanda de ligações optamos pela mudança no recolhimento, pois a Coleta Verde possui muita procura, uma vez que o município possui muitos imóveis com quintal, áreas arborizadas e folhagens com poda constante mesmo no centro urbano, além das demandas de distritos como a Ferraria, por exemplo”, esclarece. O serviço já registrou, em cerca de 2 meses, recolhimento de 40 toneladas de detritos. Isso aconteceu durante o verão que é época de poda. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente lembra que o cronograma pode sofrer alterações, conforme as condições climáticas.

Destino – Tudo o que é recolhido pela Coleta Verde é descartado dentro do caminhão que prensa os detritos, com a finalidade de compactá-los. Depois do recolhimento nas ruas, os caminhões se dirigem ao Horto Municipal, onde os detritos prensados passam por uma máquina de trituração. Esse material triturado fica de três a cinco meses em processo de decomposição no Horto, com a finalidade de virar adubo orgânico. No final ele fica como uma terra, sendo peneirado manualmente e encaminhado, nesta altura, para hortas comunitárias, CMEIS, Escolas, Colégios e outros locais que precisam de adubação, e também para produção de mudas no próprio Horto Municipal.

Então anote na agenda: a partir de setembro a rota de recolhimento continua atuando no mesmo horário, das 7h30 às 16h30, porém passa a seguir um novo cronograma por setor. Lembrando que cada um dos setores abrange diversos bairros, então há muitas vias principais de acesso, por isso a estimativa de dois dias em cada setor.

Acesse os mapas dos setores, bem como as listas com os nomes das ruas que estão na rota: https://bit.ly/3RwSyL3

Setor 1 – CENTRO, APARECIDA, JD DAS AMÉRICAS, SANTA TEREZINHA, VILA SOLENE, VILA OTTO, VILA ALVORADA

Setor 2 – JARDIM ITAQUI, CAMPO DO MEIO, NOVO HORIZONTE, JARDIM TRÊS RIOS, JARDIM DAS ACÁCIAS, JARDIM IRUAMA, BOTIATUVA, JARDIM DAS PALMAS, VILA ANTÔNIO SEGURO, LORENZETTI, JARDIM DAS PALMEIRAS, FLORESTAL, PARTÊNOPE, POPULAR NOVA, POPULAR VELHA, VILA MIOTTO, VILA BANCÁRIA, VILA BENATO, SANTO ANTÔNIO, VILA DE LURDES, VILA ELISABETH, JARDIM ITÁLIA, VENEZA.

Setor 3 – JARDIM BELA VISTA, JARDIM ITABOA, JARDIM LISE, INDUSTRIAL RIVABEM, VILA RIVABEM, JARDIM RIVABEM, YARA, ANDREASSA, HELVIDIA, JARDIM SOCIAL, SAAD, PARAÍSO MINERAL, BUSMAYER, LAGOA, OURO VERDE, OURO PRETO, SANTA LUZIA, FERRARI, SÃO FRANCISCO, SÃO JOSÉ, VILA CILKA.

Setor 4 – BOM JESUS, SANTA FÉ, ITAQUI, VILA KUSTER, VILA CAMPESI, VILA GLÓRIA, MELIANE, CRISTO REI, SÃO MARCOS, M. SANTO ANTÔNIO, TROPICAL, SÃO VICENTE, VILA VERDE, SANTO ANDRÉ, SANTA RITA, LAMBACK, VISTA ALEGRE, SÃO JOÃO I, SÃO JOÃO II, NOVA TRENTO I, NOVA TRENTO II, MORADIAS BOM JESUS, CÉU AZUL, JARDIM ESMERALDA, JARDIM HABITALAR

Setor 5 – RONDINHA, SEREIA, JARDIM RONDINHA, CARATUVA, SANTO ONOFRE, SÃO LUIZ, TIMBOTUVA, REBOUÇAS, MEDIANEIRA, KELI CRISTINA, JARDIM POMPÉIA, SANTA ÂNGELA, SÃO LUCAS, JARDIM BOM JESUS, DAVID ANTONIO, BOA VISTA, BOLINETE, VILA TORRES I, VILA TORRES II, VILA DÉA, GILCY, DONA FINA, FERRARIA, FERRARIA CENTRO, VILA CONCEIÇÃO, JARDIM GUARANI, VILA DOM PEDRO, CERCADINHO, VILA POMPÉIA, SANTA NELI, VILA MARIANO TORRES, JARDIM CARMELA, JARDIM EMILIA, GUABIROBA, TRITEC