Grande Curitiba

Defesa Civil alerta para perigo de deslizamento de terra

Chuva cessa neste final de semana mas perigo de deslizamento de terra aumenta. Receba alertas da Defesa Civil do município se cadastrando no SMS 40199 para saber notícias sobre clima e tempo, gratuitamente
16 de setembro de 2022 às 12:19
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Na quinta-feira (15/09), a Defesa Civil de Campo Largo foi acionada para atender uma ocorrência de deslizamento de terra entre a divisa de duas residências. Não houve feridos, apenas danos materiais. A Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio da Defesa Civil, explica à população que o perigo eminente é principalmente direcionado às pessoas que residem em áreas de invasão, em encostas, barrancos e áreas de manancial.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a chuva retorna na próxima semana acompanhada de rajadas e vento, o que aumenta a possibilidade de acidentes e conflitos além de deslizamentos, como alagamentos e elevação dos níveis de rios.

A coordenação da Defesa Civil ressalta que quando as chuvas/tempestades ocorrem repetidamente em um curto período de tempo, o solo fica saturado; é nesse momento que o solo perde a aderência e acontecem os rompimentos. O alerta é para as pessoas que vivem em áreas de risco para ficarem atentas, mesmo quando as chuvas dão uma trégua, pois são nesses momentos que costumam ocorrer os desastres.

Ainda, quando há a evasão dos moradores devido aos riscos de deslizamentos, as pessoas avaliam que podem voltar para casa em função de a chuva ter cessado, mas o solo fica muito comprometido. O reforço é para que todos fiquem atentos aos sinais de que um desabamento pode ocorrer, como o solo estufado, portas e janelas emperradas e rachaduras de 45 graus.

Atenção às orientações quando isto acontecer:

– Fique atento para qualquer movimentação de terra próxima. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas, e cicatrizes no terreno;
– Fique em um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto;
– Veja locais sem risco de deslizamentos para onde você possa ir;
– Evite permanecer em cômodos da edificação próximos às encostas.

Outro alerta importante é em relação à cobertura vegetal em encostas. Pensa-se que por ter uma cobertura vegetal o local é seguro. Mas, dependendo do gênero plantado, como bananeiras, por exemplo, o mesmo deixa o solo mais suscetível aos deslizamentos.

ALERTA DEFESA CIVIL – É possível receber alertas de risco de desastres e/ou catástrofes pelo cadastro nos Alertas da Defesa Civil – pelo número de mensagem 40199:

– Você deve identificar no seu celular a opção SMS;
– No destinatário, digite o número 40199;
– Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto – de onde você estiver;
– Você pode cadastrar quantos CEP’s você quiser;
– Pronto! Você já está cadastrado.

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS –Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193.

OBSERVAÇÃO – Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno, junto às demais autoridades públicas de segurança.