Grande Curitiba

Cultura inaugura salas de exposições no Parque Newton Puppi

Exposição Territórios da Agricultura apresenta resultado de projeto agroecológico e estreia os espaços no Casarão Histórico.
23 de setembro de 2022 às 16:06
(Foto: Simoni Florencio)

COM ASSESSORIAS – Foram inauguradas nesta sexta-feira (23) duas salas de exposições no casarão do Parque Newton Puppi com a estreia da mostra“Territórios da Agricultura”. A exposição traz uma série de fotografias produzidas durante o projeto agroecológico desenvolvido na Escola Estadual Casemiro Karman, em Campo Largo, e com moradores e agricultores do nosso município e de Balsa Nova.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Territórios da Agricultura” tem como objetivo levar informação e mobilizar os habitantes de uma região em torno de ações sustentáveis, ampliando a disponibilidade de alimentos e impulsionando a economia local.

Em Campo Largo e região, a estratégia adotada pelo projeto foi a criação de um sistema com horta em mandala e compostagem, e futuramente serão implantados viveiros de mudas, apiário e pomar na Escola Estadual Casemiro Karman.

Além disso, o projeto leva estudantes à exposição onde eles também participam de uma contação de histórias com livros que serão distribuídos para o município.

Ainda dentro da programação do projeto, serão oferecidas rodas de conversa sobre fotografia, aberta ao público e com audiodescrição e intérprete de Libras para pessoas com deficiência.

A exposição, que fica em cartaz até 07 de outubro, conta com monitores todos os dias e monitores para audiodescrição e libras em dias específicos, divulgados na programação.

“Territórios da Agricultura” é uma iniciativa da editora Evoluir e da Holy Cow, com patrocínio da Ingredion e parceria da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA).

Novo espaço para exposições

O Casarão Histórico do Parque Newton Puppi já foi sede de uma estação de enologia (em 1949), de uma Associação de Pesquisa e Tratamento do Alcoolismo – o APTA – e também sediou departamentos públicos da Prefeitura de Campo Largo e laboratórios escolares.

Atualmente, o casarão abriga a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a partir de hoje, o local também contará com as duas salas para exposições. “Com esses espaços, o objetivo é trazermos mais exposições fotográficas, de artesanatos, entre outras produções artísticas”, explicou o secretário de Esporte, Lazer e Cultura, Luiz Gustavo Torres.

Serviço:

Exposição Territórios da Agricultura

Data: 23/09/22 a 07/10/22

Horário: 9h às 17h30

Local: Parque Newton Puppi – Rua da Subestação de Enologia, 1444 – Vila Bancária, Campo Largo

Entrada gratuita

Haverá tours especiais com acessibilidade em Libras e audiodescrição

Programação:

23/09 – 10h: Roda de abertura | 10h30 e 15h30: contação de histórias

29 /09 e 06/10: palestra sobre Fotografia