Grande Curitiba

Pista municipal de trânsito é inaugurada em Campo Largo para ensino sobre segurança viária

Projeto contempla criação da Escola Municipal Pública de Trânsito e inicia com entrega da Pista sinalizada para aprendizagem sobre trânsito, medidas preventivas e mobilidade urbana
23 de setembro de 2022 às 09:02
(Foto: Simoni Florencio)

COM ASSESSORIAS – Inaugurada na tarde desta quinta-feira (22), a nova Pista Municipal de Trânsito é sediada na base da Guarda Municipal e será aberta para agendamento entre as escolas e corpo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, para ensino da direção defensiva, sobre o trânsito seguro, sinalização e mobilidade.

Ação é idealizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e contemplará os alunos da Rede Municipal de Ensino, em uma parceria com a Educação Municipal. A atividade conjunta já ministrou uma cartilha “Educa Trânsito”, adquirida do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), entregue e trabalhada em sala de aula com 200 estudantes em 2021, mais 250 em 2022 e para 1.870 alunos, em 2023. A cartilha traz temas relacionados ao trânsito seguro expostos de forma didática para crianças dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.

A inauguração contou com a presença de mais de 30 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Dona Fina, junto às professoras e profissionais do estabelecimento de ensino. Também contou com a presença de lideranças públicas do Município e do Estado.

O intuito é disseminar ações de prevenção no trânsito e de segurança viária. O espaço é mais um equipamento de serviços direcionados às crianças, adolescentes e jovens, em um projeto com parceria entre a Prefeitura de Campo Largo, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba e o ONSV. A Pista Municipal de Trânsito faz frente às diversas situações vivenciadas no trânsito e vem para ampliar o aprendizado em segurança viária e, especialmente, ensinar medidas simples de preservação da vida.

Esta ação contempla atividades e menção à Semana Nacional de Trânsito – de 18 a 25/09 (em todo Brasil) e, dados do Observatório mostram que a prevenção é a melhor estratégia para diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito. Com ações coletivas, junto às prefeituras brasileiras, os números caíram de 45mil mortes/ano em 2011 para 32 mil mortes/ano, em 2021. O foco é reduzir mais de 50% das estatísticas até o ano de 2030.

A Pista Municipal de Trânsito possui sinalização horizontal e logo terá completa sinalização vertical para ensinar às crianças sobre respeito às velocidades permitidas, direção defensiva, leitura das placas indicativas e todos os assuntos que levam à segurança viária de uma localidade, seja cidade, estado e/ou país.

O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, declarou que há quase dois anos vem articulando encontros e adquirindo experiência e materiais para que o município se torne referência em trânsito seguro.

O prefeito da cidade, Maurício Rivabem, destacou que Campo Largo já é exemplo em mobilidade urbana com a execução de obras que trazem maior segurança e sincronicidade no trânsito local. “Estamos remodelando nossa estrutura viária em uma força-tarefa entre todas as secretarias municipais com a instalação de novos parques semafóricos, alargamento das calçadas para adaptabilidade e acessibilidade, com a manutenção das vias urbanas, entre outras ações”.

Campo Largo celebra a Semana Nacional de Trânsito com um cronograma de ações públicas. Confira:

– Blitze educativas no centro, pela turma da Guarda Mirim e efetivo da Guarda Municipal;
– Diálogos nas escolas e palestras;
– 23/09 – Blitze com o Grupo BR 277;
– 25/09 – Passeio ciclístico “Conscientização e respeito aos Ciclistas”.

Participaram da inauguração o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, o vereador Pedro Barausse / Presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, a representante do Observatório Nacional de Segurança Viária, Stefania Alvise / pedagoga e consultora educacional, o diretor-geral do DETRAN/PR, Adriano Furtado, o diretor de Tecnologia do DETRAN/PR, Guilherme Rangel, secretários municipais, o presidente da COCEL, José Arlindo Chemin, diretoria da Secretaria Municipal de Educação, profissionais da Educação e estudantes da Escola Municipal Dona Fina, o comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão, mais efetivo, coordenação da Guarda Mirim local, o representante do Corpo de Bombeiros Campo Largo, Cabo Freitas, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Maicon Soares, equipe do DEPTRAN Campo Largo, o diretor do Departamento de Trânsito do município de Araucária, Luiz Gouveia, o coordenador do curso de Gestão de Trânsito e Mobilidade da UNINTER, Valdilson Lopes, a representante da ACICLA, Ana Caluciuk, o grupo de escoteiros ECO e mais convidados.