Grande Curitiba

Conferência Municipal da Criança e do Adolescente acontece dia 05 de outubro

O panorama dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19 é o tema da 12ª CNDCA. Etapa em Campo Largo será no Centro da Juventude
27 de setembro de 2022 às 15:44
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Campo Largo, vai realizar no dia 05 de outubro, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Centro Municipal da Juventude.

Serão realizados debates e palestras com o tema central proposto pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda): “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Os resultados obtidos nos debates municipais e estaduais serão levados à Conferência Nacional em 2023.

Cenário pós-Covid

A CNDCA tem como objetivo ampliar o diálogo e avaliar as políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos de crianças e adolescentes nos municípios, nos estados e no Distrito Federal.

A queda na renda das famílias com crianças e adolescentes, a restrição do acesso a atividades escolares e à alimentação adequada são alguns dos efeitos socioeconômicos da crise sanitária (Unicef, 2021).  Pensando nisso, a 12ª CNDCA chama a todos para refletir sobre os direitos humanos de crianças e adolescentes e propor ações para reparação e garantia de políticas públicas de proteção integral.

Cinco eixos

A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, traz a palestra “A conjuntura da pandemia sob a perspectiva dos direitos da criança e do adolescente: ações necessárias e garantia de políticas de proteção integral”, que será ministrada pelo mestre em Psicologia pela UFPR e professor de Psicologia da Faculdade Unise, Luccas Cechetto e pela mestra em Educação pela UFPR e diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Campo Largo, Adriane Carneiro Ferreira.

Cinco eixos irão dar base aos debates durante a fase municipal da Conferência. São eles:

1 – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e póspandemia;

2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;

3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;

4 – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico,

5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Histórico

Ao todo, foram realizadas 11 Conferências Nacionais, sendo a primeira em novembro de 1995 com o tema “Implantando o Estatuto da Criança e do Adolescente”. Os temas das Conferências Nacionais refletem as condições e conjunturas relacionadas às crianças e aos adolescentes no período, trazendo uma análise das políticas e proposição de ações.

Para se inscrever na etapa municipal, clique aqui!

Serviço

12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Data: 05/10/2022

Horário:

8:30 Credenciamento

9:00 Abertura

17:00 Encerramento