Grande Curitiba

6º encontro do Programa Grávidas Ativas tratou de saúde mental e fisioterapia

A última quarta-feira de setembro novamente encheu a sala multifuncional da Unidade da Mulher e da Criança com gestantes e teve inclusive visita de bebê recém-nascido
30 de setembro de 2022 às 15:53
(Foto: Divulgação Secretaria Municipal de Saúde)

COM ASSESSORIAS – O Programa Grávidas Ativas, da Secretaria Municipal de Saúde, começou com cinco gestantes e cresce a cada oportunidade. Na última quarta-feira (28) foram 16 gestantes presentes que vieram de diversas regiões do município para o programa que completou seis meses.

Foram dois temas abordados no encontro. A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a campanha Setembro Amarelo para falar de Saúde Mental, com a palestra “Saúde Mental na gestação – É tempo de florescer”, da psicóloga Maria Paula Moraes Lellis. A especialista preparou à mão um material especialmente para uma atividade, flores amarelas para as mamães (foto), por conta da campanha, e com isso falou sobre a depressão pós parto e o autocuidado. E teve também outra palestra, “Fisioterapia no período gestacional”, com a fisioterapeuta Ana Flávia Farinazzo Bulgaron.

Ao final do ciclo, cada uma que termina todas as etapas do programa – incluindo o pré Natal e todos os exames -, ganha uma bolsa completa de ida para a maternidade. As gestantes que frequentam o Programa Grávidas Ativas já se conhecem e, a cada encontro, para quem está na reta final fica aquela expectativa de, no próximo encontro, já estar com o bebê nos braços.

Foi o que aconteceu com Jéssica da Silva de Freitas de Mattos, servidora pública. Ela esteve presente com o pequeno Antoni nos braços, que nasceu no dia sete de setembro. “Fui convidada por um colega de trabalho para o programa e tive apoio e a liberação de onde trabalho para frequentar. Sendo a minha segunda gravidez, já sabia das dificuldades e dúvidas que a gestação gera, mas acho super importante buscar fontes seguras de informação, e poder trocar experiências com quem também vivencia ou vivenciou essa fase tão transformadora na vida da mulher. Graças ao Grávidas Ativas eu e mais gestantes tivemos um espaço de conhecimento e apoio com fontes seguras e, principalmente, com direcionamento para situações delicadas. Tenho dois filhos agora, a Sofi e o Antoni, e o programa me fez ser uma mãe mais segura, que sabe onde tirar dúvidas e tem apoio de uma rede de amor pela vida formada por essa equipe. Agradeço pela oportunidade, apoio e o kit maternidade, vocês fazem a diferença e, com certeza, vão fazer ainda para muitas outras famílias. Convido outras gestantes a participarem, faz toda diferença”, conta.

Como participar – O encontro acontece uma vez por mês, sempre na última quarta-feira, no período das 13h30 às 16h. A Unidade da Mulher e da Criança, localizada ao lado do Parque Newton Puppi (Cambuí), recebe mulheres em período gestacional para rodas de conversas, atividades físicas e orientações em saúde. Tem até sorteio de brindes e lanche, tudo pensado para as mamães e os bebês, é uma oportunidade de tirar dúvidas e trocar com outras pessoas que estão passando pelo mesmo momento.

O Programa Grávidas Ativas é uma iniciativa em parceria com o governo do Paraná que foi suspenso devido à pandemia e retomou as atividades em abril deste ano. Muitas das participantes já são mães e estão em novas gestações. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, isso reforça a percepção das mulheres de que cada gravidez é de um jeito, e que informação nunca é demais.

Fica o convite para que mais mamães do município participem dos encontros que são sempre na última quarta-feira, das 13h às 16h. Os próximos encontros de 2022 serão nos dias 26 de outubro e 30 de novembro de 2022.