Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo reforça ações e aplicativo 153 da Guarda Municipal

APP é acionado a qualquer momento para denúncias e emergências. Plataforma "153 Cidadão" é gratuita e disponível gratuitamente nas versões IOS e Android.
3 de outubro de 2022 às 16:02
(Foto: Guarda Municipal)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura divulga o canal de comunicação com a Guarda Municipal para que a população tenha mais agilidade e praticidade na hora de precisar realizar uma denúncia ou solicitar reforços dos agentes municipais de segurança para situações de emergência. É o APP 153 Cidadão, disponível gratuitamente nas versões Android e IOS, como uma plataforma mobile para o cidadão acionar todos os serviços da GMCL.

Saiba como instalar e configurar o aplicativo em seu aparelho celular pelo link: https://play.google.com/store/apps/details

A Guarda Municipal de Campo Largo tem 14 anos de criação e atua, hoje, com um efetivo de aproximadamente 50 agentes. Sua principal função é assegurar o patrimônio público e a segurança urbana. Os agentes têm poder de polícia municipal e também atuam na prevenção à criminalidade, com ações coletivas entre as comunidades, como o projeto Guarda Mirim e as blitze educativas, que acontecem constantemente no trânsito local. Somente a Guarda Mirim contempla mais de 60 jovens que são ministrados por dois Guardas Municipais sobre assuntos como cidadania, carreira profissional, civismo e ordem pública, em três sedes polos espalhadas pela cidade: no Centro, na Ferraria e no interior do município, em Três Córregos. Junto à Guarda Municipal, os conflitos de emergência que abrangem a Defesa Civil Municipal também são acionados ao efetivo da GM.

Dados da GM Campo Largo informam que somente nos anos de 2020, 2021 e 2022 foram recuperados mais de 100 veículos roubados ou furtados, em trabalho conjunto entre efetivo e CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). O Centro Integrado está cada vez mais equipado com alta tecnologia e tem acesso 24 horas às entradas e saídas do município, bem como às informações que são cruzadas em banco de dados junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. As Guardas Municipais são essenciais e uma necessidade na esfera da Segurança Pública Municipal, sendo o elo mais próximo com as demandas da população.

Na próxima segunda-feira (10/10) comemora-se o Dia da Guarda Municipal e ações de divulgação são realizadas no decorrer desta semana para que a população saiba como e onde procurar por ajuda, pela Guarda Municipal de Campo Largo.

SERVIÇOS:

Whatsapp: (41) 9 9793-0077 (apenas mensagens)
Denúncias ou emergências: 153 ou (41) 3393-5670
APP 153 CIDADÃO (disponível no google store)
Siga a GMCL (Guarda Municipal de Campo Largo) no instagram: @gmcloficial e no facebook: Guarda Municipal de Campo Largo