Grande Curitiba

Estudantes participam de contação de histórias na biblioteca

Os alunos do Pré II da Escola Municipal Reino da Loucinha foram à Biblioteca Pública para ouvir histórias e soltar a imaginação
25 de outubro de 2022 às 15:52
(Foto: Simoni Florencio)

COM ASSESSORIAS – As turmas do Pré II da Escola Municipal Reino da Loucinha, andaram algumas quadras na última quinta-feira (20) e foram até a Biblioteca Pública Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo – a Biblioteca Municipal – participar de uma contação de histórias.

A contação de história é feita pela professora Maria Rosa que, utilizando diversos tipos de materiais, de brinquedos a caixas de papelão, cria histórias e estimula a imaginação dos pequenos.

O projeto é realizado há aproximadamente um ano e tem como o objetivo levar a literatura de maneira dinâmica às crianças.

A imaginação é um fator muito importante no desenvolvimento infantil pois ela faz com que a criança se relacione com a literatura desde cedo e melhora a capacidade de entender o mundo ao seu redor.

Com a leitura, as crianças desenvolvem não somente a escrita, mas também a fala. A diretora do Reino da Loucinha explica que ouvir histórias é uma boa forma de levar cultura e literatura aos estudantes. “Quanto mais a criança vivenciar a leitura, ouvir histórias, com mais facilidade ela vai desenvolver a fala e a escrita. Ler é muito importante e a leitura faz parte do dia a dia da nossa escola. Toda quarta-feira temos a leitura dirigida”, conta.

Biblioteca

Dia 29 de outubro, próximo sábado, é o Dia Nacional do Livro. A população de Campo Largo pode contar, além da Biblioteca Pública Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo, com o acervo de mais outras três bibliotecas na cidade: Biblioteca da Ferraria, que conta com mais de 7 mil livros registrados, e as Bibliotecas Osvaldo Zotto e da Estação Cidadania, que contam com aproximadamente 5 mil livros registrados cada.

Qualquer cidadão, de qualquer idade, pode fazer uma carteirinha para empréstimo de livros. Basta levar até uma das bibliotecas o RG ou Certidão de Nascimento e um comprovante de residência.

O Dia Nacional do Livro foi criado em celebração ao aniversário da inauguração da Biblioteca Nacional do Brasil em 29 de outubro de 1810. Ela foi a primeira biblioteca criada em território brasileiro.

SERVIÇO:

Biblioteca Municipal Dr. Francisco Ribeiro de Azevedo Macedo

Rua do Centenário, 2001 – Centro

Horário de funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca da Ferraria

Rua Mato Grosso, 9734 – Ferraria

Horário de funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Osvaldo Zotto

Rua Batista Cavallin, 280 – Loteamento Helvidia

Horário de funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 17h.

Biblioteca Cidadã, Professora Odila Portugal Castagnoli

Rua Mato Grosso, 9784 – Vila Torres

Horário de funcionamento: 08h às 12h e das 13h às 17h.