Grande Curitiba

Defesa Civil de Campo Largo presta atendimento em residência com alerta de deslizamento de terra

Órgão foi acionado na noite da segunda-feira (28/11) e equipe se deslocou até a localidade da Ferraia, no bairro Santa Ângela, para atendimento. Não houve maiores danos e nem vítimas.
30 de novembro de 2022 às 18:08
(Foto: Defesa Civil de Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – A residência fica na encosta de grande barranco situado na Rua Alberto Gonçalves, no bairro Santa Ângela, na Ferraria. O distrito, em Campo Largo, possui muitas áreas de invasão e a população local deve ficar alerta ao risco eminente de deslizamentos de terra devido às chuvas e tempestades dos últimos dias.

Na ocorrência, a equipe da Defesa Civil do município conversou com os moradores da residência e explicou a necessidade da prevenção e possível evasão temporária da residência, em especial no período em que a chuva cessa e a terra fica ainda mais amolecida e “trabalha”, ocasionando maior risco de deslizamento.

Os moradores já se retiraram da residência e a Defesa Civil está alerta para qualquer movimentação atípica. Para contenção primária, lonas foram colocadas no barranco para evitar que a terra fique ainda mais molhada. Foi observado que há muitos entulhos ao entorno da residência bem como vegetação; galhos e troncos também foram retirados.

ALERTA DEFESA CIVIL – É possível receber alertas de risco de desastres e/ou catástrofes pelo cadastro nos Alertas da Defesa Civil – pelo número de mensagem 40199:

– Você deve identificar no seu celular a opção SMS;
– No destinatário, digite o número 40199;
– Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto – de onde você estiver;
– Você pode cadastrar quantos CEP’s você quiser;
– Pronto! Você já está cadastrado.

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS – Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193
TELEFONE PARA RECOLHIMENTO DE GALHOS E ÁRVORES CAÍDAS – (41) 3291-5132
OBSERVAÇÃO – Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno, junto às demais autoridades públicas de segurança.