Grande Curitiba

Vigilância em Saúde reforça prevenção à Hanseníase, em apoio à campanha Janeiro Roxo

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização, à prevenção e ao tratamento precoce da Hanseníase. Saiba mais sobre a doença
25 de janeiro de 2023 às 16:35

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, apoia a campanha Janeiro Roxo, de combate à Hanseníase. Essa é uma doença transmissível sistêmica, crônica e altamente incapacitante. Silenciosa, a enfermidade pode levar mais de 10 anos para ser percebida, já em estado grave. Então quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor o prognóstico e a chance de evitar sequelas.

Os principais sinais e sintomas da Hanseníase são:

• Dor, dormência, fisgadas, formigamento ou edema em membros e extremidades;

• Diminuição da força muscular em membros, mãos, pés ou olhos;

• Dificuldade em realizar atividades que antes, realizava normalmente;

• Manchas, nódulos ou placas claras, avermelhadas ou escuras (lesões).

• Ressecamento da pele, perda de pêlos, sobrancelhas ou falta de sudorese em áreas de pele;

• Alteração ou perda de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil;

• Ressecamento, coceira ou sensação de areia nos olhos, piora repentina da visão;

• Ressecamento, feridas ou perfuração em narinas.

A doença é transmitida pelas vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar, e se dá por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com outra pessoa já infectada (e que não está sendo tratada).

Estima-se que a maioria da população possua defesa natural (imunidade) contra o M. leprae, o agente transmissor da doença. Portanto, a maior parte das pessoas que entrarem em contato com o bacilo não ficarão doentes. Também é sabido que a propensão ao agentepossui influência genética, ou seja, familiares de pessoas com Hanseníase possuem maior chance de adoecer.

Atualmente Campo Largo conta com apenas um caso ativo dessa patologia, em acompanhamento pelos profissionais da pasta. Se você apresentar um dos sintomas ou tiver dúvidas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para ser avaliado.