Grande Curitiba

DEPTRAN Campo Largo é apresentado ao CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito

23 de fevereiro de 2023 às 16:32
(Foto: DEPTRAN Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – Vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública de Campo Largo, o DEPTRAN (Departamento de Trânsito) realiza cotidianamente a manutenção e a organização do trânsito local, com atividades em parceria com as demais secretarias municipais, com avisos de bloqueios temporários de vias, trechos em obras e apoio às blitze realizadas pelas Forças de Segurança Pública.

No início deste ano, a estrutura e funcionamento do departamento foram apresentados ao CETRAN (Conselho Estadual de Trânsito) como cumprimento de cronograma de apresentações dos Órgãos Executivos de Trânsito do Paraná, inseridos no Sistema Nacional de Trânsito – SNT, com explanação sobre as ações desenvolvidas pela autarquia. O encontro foi desenvolvido através do aplicativo Google Meet.

O DEPTRAN Campo Largo foi criado pela Lei Municipal nº 1.614/2002 e atende todo o território municipal. O atendimento ao público e administrativo fica localizado na Avenida Centenário, 2245, Centro, e a Sede Operacional “Legrand” fica na Rua João Stukas, 3312, no bairro Jardim São Vicente.

Campo Largo é um município brasileiro do estado do Paraná, localizado na Região Metropolitana de Curitiba. Situado na região sudeste do estado, pertence à Mesorregião Metropolitana de Curitiba e à Microrregião de Curitiba; localiza-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 30 quilômetros. Ocupa área de 1 249,422 quilômetros quadrados, sendo que 13,4771 estão em perímetro urbano. É o 15º município mais populoso do Paraná e o 6º de sua microrregião, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Hoje, Campo Largo conta com aproximadamente 90 mil veículos que circulam pela cidade e utilizam as vagas de estacionamento regulamentado – ESTAR. Esses veículos são monitorados pela equipe do DEPTRAN através de convênio firmado com empresa de alta tecnologia e inovação, que também coordena, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, o ESTAR 100% Digital, instalado no município.

No momento da apresentação, o secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, que é integrante do Observatório Nacional de Segurança Viária, como Observador Nacional de Trânsito, explanou sobre as atividades realizadas pelo departamento, bem como traçou um diagnóstico do cenário atual do trânsito local.

Moussa destaca, também, que apresentou aos parceiros do Conselho informações e orientações sobre as leis de criação do órgão, sobre o Fundo Municipal e sobre a JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infração). O secretário ressaltou que conta com o apoio de 13 pessoas no setor Administrativo e Atendimento ao Público e uma equipe fixa operacional de 12 pessoas. A pasta pública também é responsável pela Guarda Municipal, que atua com efetivo de 43 guardas municipais, mai nove agentes estatutários.

Também estiveram presentes no momento do encontro, o diretor de Defesa Social e Resiliência de Campo Largo, Everton Manoel de Oliveira, o diretor do DEPTRAN local, Everson Adriano Vaz da Silva, e a servidora Janete Marli Sedoski Floriano de Souza, que atua no setor de Multas.

EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSTO – Campo Largo contemplou recentemente uma estrutura para aplicação da Educação para o Trânsito através do projeto que insere a criação da Escola Municipal Pública de Trânsito e iniciou, no município, com a entrega da Pista Municipal de Trânsito, sinalizada para a aprendizagem sobre o trânsito, medidas preventivas e mobilidade urbana, ministradas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A nova Pista Municipal de Trânsito é sediada na base da Guarda Municipal e a ação é idealizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. A atividade conjunta já ministrou uma cartilha “Educa Trânsito”, adquirida do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), entregue e trabalhada em sala de aula com os estudantes campo-larguenses; foram 200 alunos em 2021, mais 250 em 2022 e previsão de 1.870 alunos, em 2023. A cartilha traz temas relacionados ao trânsito seguro, expostos de forma didática para crianças dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.

Todas as ações e parceria com o DEPTRAN, e alinhadas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, foram elencadas aos integrantes do Conselho Estadual de Trânsito, que apoia campanhas e divulgações para ampliar a segurança viária no estado.