Grande Curitiba

Campo Largo está entre as cidades com a tecnologia 5G liberada

Anatel fez o anúncio no início desta semana e agora cabe às operadoras a migração
1 de março de 2023 às 16:10
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou na última segunda-feira (27/02) a instalação do sinal 5G, na faixa de 3,5 GHz, para mais 347 municípios do país, distribuídos em 23 estados. Com isso, até o momento a liberação alcança cerca de 19,5 milhões de brasileiros e cidades de todos os estados.

As 32 cidades paranaenses autorizadas foram: Adrianópolis; Agudos do Sul; Almirante Tamandaré; Apucarana; Arapongas; Araucária; Balsa Nova; Bocaiúva do Sul; Cambé; Campina Grande do Sul; Campo do Tenente; Campo Largo; Campo Magro; Cerro Azul; Colombo; Contenda; Doutor Ulysses; Fazenda Rio Grande; Itaperuçu; Lapa; Mandirituba; Piên; Pinhais; Piraquara; Quatro Barras; Quitandinha; Rio Branco do Sul; Rio Negro; Rolândia; Tijucas do Sul; Tunas do Paraná e São José dos Pinhais. Curitiba oferece o sinal desde agosto do ano passado.

“Foi liberado o 5G para Campo Largo, pois estamos entre as 37 cidades com mais de 100 mil moradores, e essa nova tecnologia promete altas velocidades e é essencial para a Internet das Coisas (IoT). A evolução, tecnologia, chega dia a dia nas nossas vidas, então não podemos ficar atrás. Já encaminhei ofício a todas as operadoras solicitando prioridade na migração para a cidade de Campo Largo, e colocando a prefeitura à disposição para auxiliar no que for possível”, conta o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem.

Próximos passos – O modelo promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos por dispositivos móveis, além de tornar as conexões mais estáveis. Agora, apesar da liberação, na prática isso não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. Para que isso aconteça, as operadoras que arremataram a faixa no leilão devem solicitar à Anatel o licenciamento e a ativação das estações 5G nessas cidades. Até 31 de julho deste ano as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal. Pelo compromisso firmado será, no mínimo, uma antena para cada 50.000 habitantes.

Aparelhos compatíveis – Segundo a Anatel, atualmente há 109 modelos de smartphones disponíveis no mercado brasileiro que estão aptos para receber o sinal 5G. A lista desses aparelhos pode ser consultada no site da Agência.