Grande Curitiba

Campo Largo vai entregar mais de 70 mil livros aos estudantes do infantil IV ao 5º ano

Projeto Leitura Mágica foi lançado nesta sexta-feira (03), na Escola Municipal da Integração Comunitária, no bairro Jardim Guarani
3 de março de 2023 às 16:40
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

A Prefeitura de Campo Largo vai distribuir 77 mil livros de literatura infantil para todos os estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa faz parte do projeto Leitura Mágica, lançado nesta sexta-feira (03), na Escola Municipal Integração Comunitária, que fica no bairro Jardim Guarani.

Cada estudante das turmas do Infantil IV ao 5º ano vão receber 5 livros ao longo de 2023 e não vão precisar devolver às escolas – é um presente da Prefeitura para as crianças. O projeto Leitura Mágica será aplicado em 35 escolas municipais e foi pensado para criar leitores e envolver a família.

“Toda criança precisa formar sua biblioteca. Os livros serão dos estudantes para a leitura em casa, no parque, para passar para os irmãos mais novos… O objetivo é contribuir para a criação do hábito da leitura dentro das famílias campo-larguenses”, disse a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.

Lúdico – A apresentação e entrega dos primeiros livros foi para os estudantes da E.M. Integração Comunitária, com a presença do prefeito Maurício Rivabem que ressaltou a importância da leitura para a formação do cidadão.

“É um belo projeto que será aplicado durante todo o ano para que os nossos estudantes desenvolvam a leitura, a linguagem, a cultura”, disse o prefeito.

De acordo com a equipe pedagógica que desenvolveu o projeto Leitura Mágica, com os livros em sala de aula, os professores terão mais possibilidades para enriquecer o planejamento e trabalhar de maneira mais efetiva as habilidades de leitura e escrita. A alfabetização, que é desenvolvida todos os anos na escola, ficará mais rica a partir das histórias e personagens dos livros.

“Envolver os estudantes cada vez mais no universo da leitura, de uma forma prazerosa, requer muita disposição e compromisso por parte dos professores e da família. Estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional”, disse uma das pedagogas responsáveis pelo Leitura Mágica, Ariane Rogiski.

Na próxima semana, o Leitura Mágica chegará em outras escolas do município, com entrega de livros e apresentação de um vídeo sobre o projeto aos estudantes e professores.

Presenças – Além de estudantes, professores e diretoria da E.M. Integração Comunitária, o lançamento do Leitura Mágica contou com a presença de algumas mães e alguns pais dos estudantes, do vereador Pedro Barausse, do secretário municipal de Comunicação Social e TI, Flávio Barszcz, e do diretor da Secretaria Municipal de Educação, Bruno César.