Grande Curitiba

Força-tarefa junto à Defesa Civil de Campo Largo controla danos causados pela chuvas

No último domingo (05), fortes chuvas causaram estragos nas estradas e vias de acesso às regiões interioranas do município. Equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Meio Ambiente e Obras Viárias realizaram reparos e contenção de maiores danos. Não houve feridos e vítimas.
6 de março de 2023 às 16:20
(Foto: Defesa Civil de Campo Largo)

COM ASSESSORIAS – Aconteceu no final da tarde do último domingo (05/03), danos e bloqueios em vias e estradas de acesso ao interior de Campo Largo. Também houve danos em residências na localidade de São Silvestre. De acordo com dados da Defesa Civil Municipal, quatro famílias foram atingidas, porém nenhuma precisou ser desalojada. Não há desabrigados e nem feridos.

Houve queda de várias árvores e de postes de energia elétrica. Vários pinheiros e eucaliptos (mata nativa da localidade) ficaram tortos, envergados e quebrados ao meio. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já foi acionada para contenção com a realização de serviços de roçada, poda e limpeza das vias.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública informa que houve dois deslizamentos de terra. Os moradores ao entorno já foram avisados e informados sobre medidas preventivas para não correrem risco de desabamento de residências e vítimas, uma vez que o solo ainda se encontra úmido, fator que gera ambiente propício para novos deslizamentos.

A Secretaria Municipal de Obras Viárias já realiza a desobstrução das vias afetadas, de acordo com a possibilidade e logística para posicionar os maquinários pesados nas pistas. Ainda há áreas com muita lama e atoladas. Agora, é preciso aguardar, também, a melhora das condições climáticas para que as patrolas e retroescavadeiras consigam realizar a integral desobstrução das vias do interior.

A situação mais crítica aconteceu nas proximidades de Herval dos Castros e Rio de Dentro. As equipes adentram com cautela as vias dessas localidades para facilitar a passagem, assim que possível.

A Prefeitura reforça que o ônibus que faz a linha Interior – Centro opera normalmente.

COMO AGIR EM SITUÇÃO DE DESLIZAMENTO DE TERRA:

– Fique atento para qualquer movimentação de terra próxima. Preste atenção em indícios como postes ou árvores inclinadas e cicatrizes no terreno;
– Fique em um lugar seguro se você perceber uma movimentação de terra por perto;
– Veja locais sem risco de deslizamentos para onde você possa ir;
– Evite permanecer em cômodos da edificação próximos às encostas;
– Evite se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro;
– Está de carro? Redobre a atenção e reduza a velocidade;
– Dentro de casa, evite mexer no celular enquanto estiver carregando;
– Recolha, temporariamente, o lixo colocado para coleta, para evitar entupimentos.

Outro alerta importante é em relação à cobertura vegetal em encostas. Pensa-se que por ter uma cobertura vegetal o local é seguro. Mas, dependendo do gênero plantado, como bananeiras, por exemplo, o mesmo deixa o solo mais suscetível aos deslizamentos.

RECEBA ALERTAS DA DEFESA CIVIL GRATUITAMENTE:

É possível receber alertas de risco de desastres e/ou catástrofes pelo cadastro nos Alertas da Defesa Civil – pelo número de mensagem 40199:

– Você deve identificar no seu celular a opção SMS;
– No destinatário, digite o número 40199;
– Digite o CEP do seu endereço. Pode ser de casa, do seu trabalho ou do seu trajeto – de onde você estiver;
– Você pode cadastrar quantos CEP’s você quiser;
– Pronto! Você já está cadastrado.

TELEFONES PARA CASOS DE EMERGÊNCIAS – Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193

TELEFONE PARA RECOLHIMENTO DE GALHOS E ÁRVORES CAÍDAS – (41) 3291-5132

OBSERVAÇÃO – Não retorne ao local de deslizamento até que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno, junto às demais autoridades públicas de segurança.