Grande Curitiba

Primeira fase da vacinação com dose bivalente alcança idosos 80+ e imunossuprimidos

Vigilância em Saúde de Campo Largo amplia o grupo prioritário a partir de hoje, com a imunização para eles disponível em todas as UBS do município (exceto aquelas com sala de vacina exclusivamente infantil)
6 de março de 2023 às 16:14
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda-feira, 06 de março, e seguindo de acordo com a quantidade de doses recebidas pelo município, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Campo Largo libera as aplicações da primeira fase em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade (exceto as que vacinam crianças), para os idosos com 80 anos ou mais, e para pessoas imunossuprimidas com 50 anos ou mais.

Isso significa que os campo-larguenses desses grupos podem tomar a partir de hoje a dose de reforço, basta procurar a sua UBS de referência (mais próxima de casa). Fique atento: não participam dessa etapa as quatro salas exclusivas para vacinação infantil contra a Covid no município: UBS Rondinha, UBS Vila Glória, UBS Cercadinho e UBS Botiatuva.

Importante – Para tomar é necessário ter pelo menos duas doses da vacina monovalente (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), sendo o intervalo da última dose de mais de 120 dias. E para imunossuprimidos é necessário apresentar atestado ou declaração médica contendo o Cid e o descritivo da doença.

Todas as UBS de Campo Largo já foram orientadas sobre a nova vacina, suas diferenças e condicionantes. Em caso de idosos acamados, o departamento de Vigilância em Saúde solicita entrar em contato com as equipes da unidade de referência para informações e posterior agendamento. As unidades Dante, Vila Glória e Rivabem vão vacinar o público que mora nas instituições de longa permanência do município, bem como os trabalhadores destes locais. A unidade Cercadinho deu o apoio à vacinação dos indígenas, e a unidade Santa Cruz será o apoio para a vacinação dos quilombolas.

Entenda a campanha 2023 – No final de fevereiro o governo federal divulgou como será a campanha de imunização contra a Covid em todo o país, com uma dose de reforço chamada de bivalente e voltada – a princípio – para públicos prioritários pré determinados pelo Ministério da Saúde. Ela também está vinculada à campanha anterior de 2022, pois seu critério principal é ter tomado as vacinas monovalentes, com foco em alcançar também as pessoas que não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A imunização dos públicos prioritários será realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação que é ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), e do intervalo de quatro meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço.

Públicos prioritários – Conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), essa versão atualizada do imunizante é destinada ao reforço de públicos prioritários previamente definidos pelo Ministério. São eles, neste primeiro momento:

– pessoas acima de 70 anos;

– moradores de instituições de longa permanência de idosos;

– trabalhadores dessas instituições;

– imunocomprometidos;

– indígenas;

– ribeirinhos;

– quilombolas.

Vacinação em Campo largo – Uma ação com a comunidade indígena da etnia Kaingang, fixada no Parque do Mate que fica dentro do município, iniciou oficialmente as aplicações da vacina bivalente da Pfizer em Campo Largo, na semana passada (01/03). E agora acontece a primeira extensão do público que está na primeira fase da campanha. A ampliação dos demais públicos (tanto da primeira fase quanto das demais, serão cinco ao todo) será de forma escalonada, conforme envio de doses ao município. Paralelamente, o município continuará aplicando as doses monovalentes a quem ainda não completou ou iniciou o esquema vacinal.

A vacina é a principal forma de prevenção e evita a forma mais grave da Covid-19, então não deixe de se vacinar. Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para saber tudo sobre a campanha deste ano.

Em caso de dúvidas entre em contato:

Telefones: (41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Confira os endereços das UBSs.