Grande Curitiba

Vacinação contra COVID com a dose bivalente é ampliada

Vigilância Epidemiológica de Campo Largo amplia o grupo prioritário da primeira fase, a partir de hoje (13). Doses estão disponíveis em todas as UBS do município (exceto aquelas com sala de vacina exclusivamente infantil)
13 de março de 2023 às 15:59
(Foto: Simoni Florencio / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda-feira, 13 de março, e de acordo com a quantidade de doses recebidas pelo município, a equipe da Vigilância Epidemiológica de Campo Largo – vinculada à Secretaria Municipal de Saúde – ampliou a liberação das aplicações para os idosos com 70 anos ou mais, e para pessoas imunossuprimidas com 40 anos ou mais.

Isso significa que os campo-larguenses desses grupos podem tomar, a partir de hoje, a dose de reforço deste ano. Ela já chegou em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade que foram orientadas sobre a nova vacina, suas diferenças e condicionantes. Então basta procurar a sua UBS de referência (mais próxima de casa). Mas fique atento: não participam dessa etapa as quatro salas exclusivas para vacinação infantil contra a Covid: UBS Rondinha, UBS Vila Glória, UBS Cercadinho e UBS Botiatuva.

Importante – Para tomar é necessário ter pelo menos duas doses da vacina monovalente (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), sendo o intervalo da última dose de mais de 120 dias. E para imunossuprimidos é necessário apresentar atestado ou declaração médica contendo o Cid e o descritivo da doença.

Paralelamente, o município continuará aplicando as doses monovalentes a quem ainda não completou ou iniciou o esquema vacinal.

Confira abaixo a definição dos indivíduos imunossuprimidos, ou em condição de imunossupressão, segundo manual do Ministério da Saúde:

– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;

– Pessoas vivendo com HIV (PVHIV);

– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais. Crianças na mesma condição, em uso de doses de prednisona, ou equivalente, iguais ou acima de 2 mg/kg/dia, por 14 dias ou mais, até 10 kg;

– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;

– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);

Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;

– Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;

– Pessoas com neoplasias hematológicas.

Entenda a campanha 2023 – A campanha de imunização contra a Covid em todo o país, com uma dose de reforço chamada de bivalente, é voltada – a princípio – para públicos prioritários pré determinados pelo Ministério da Saúde. Ela também está vinculada à campanha anterior de 2022, pois seu critério principal é ter tomado as vacinas monovalentes, com foco em alcançar também as pessoas que não iniciaram ou completaram o esquema vacinal.

A vacina é a principal forma de prevenção e evita a forma mais grave da Covid-19, então não deixe de se vacinar. Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para saber tudo sobre a campanha deste ano.

Serviço:

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Endereços UBS’s