Grande Curitiba

Professores participam de oficinas de contação de histórias e de música

Os educadores tiveram a oportunidade de conhecer novas ferramentas e conceitos para desenvolver a criatividade, a imaginação, a oralidade e a expressão corporal e musical dos estudantes nas escolas e CMEIs
16 de março de 2023 às 16:42
(Foto: Taianá Martinez)

COM ASSESSORIAS – Professores da rede municipal de ensino de Campo Largo participaram nos dias 13 e 16 de março de duas oficinas culturais realizadas na sala de assessoramento da Secretaria Municipal de Educação. O projeto Navegação Cultural ofereceu a capacitação gratuita aos nossos educadores via videoconferência e também presencialmente.

Na segunda-feira (13), os professores participaram da oficina “Cria e Conta – Oficina de Contação de Histórias”, com a atriz, escritora, educadora e produtora cultural Ligia Ferreira.

A capacitação estimulou o processo criativo autoral das participantes, através da escrita e da contação de histórias. As atividades propostas por Ligia desenvolvem a criatividade, a imaginação, a oralidade, a expressão corporal, a iniciativa e o espírito lúdico.

Já nesta quinta-feira (16), foi a vez da oficina “Na palma da mão – música para educadores”, com o músico, compositor, educador e produtor cultural Flávio Araújo. Araújo apresentou ferramentas reflexivas, potentes e práticas para a música na educação.

Além disso, durante as 10 horas de capacitação, o produtor cultural abordou os seguintes temas: apreciação musical, noções musicais básicas, paisagem sonora, música corporal, rítmica, ritmos e instrumentos e brincadeiras cantadas.

Foram disponibilizadas 25 vagas para cada oficina aos professores das três escolas municipais integrais (Policarpo Miranda, 15 de Outubro e José Alexandre Sávio) e de todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Incentivo à cultura – As duas oficinas são as contrapartidas do projeto Navegação Cultural, que é realizado por meio da Lei Federal Incentivo à Cultura, com patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, pela produtora ViraVolta Cultural.