Grande Curitiba

Mais de 1 km de asfalto chega no bairro Cristo Rei

Secretaria de Obras Viárias de Campo Largo iniciou revitalização e pavimentação em asfalto na Rua Professor Ovídio Jorge Nogueira, que liga os bairros Francisco Gorski e Meliane, finalizando na PR-423
17 de março de 2023 às 16:57
(Foto: Flávio Barszcz / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A revitalização começa com a preparação da via, que mede 1,1 Km, para recebimento de manilhas de contenção das águas pluviais (chuva), no processo de tubulação e drenagem. Mais da metade do trecho já recebeu a drenagem.

A etapa atual é a colocação da sub-base, base e dos meios-fios, que acontece por trechos menores para não bloquear totalmente a rua, que é um elo de ligação aos populosos bairros do município, Francisco Gorski e Meliane.

A Rua Ovídio Jorge Nogueira é localizada entre a Rua Dirço Ribas e a Rua dos Apóstolos, com ponto final no Jardim Meliane, na PR-423, de caída à BR-277 – acesso a Curitiba.

A obra de revitalização e pavimentação asfáltica beneficiará mais de 150 famílias que residem na região e mais de 500 que se planeja com o já construído condomínio residencial na localidade.

O secretário de Obras Viárias de Campo Largo, Paulo Rogério Alves, ressalta que toda a via foi alargada para receber com segurança o fluxo de veículos da região que cresce em unidades habitacionais e população, cada vez mais. “Estamos fazendo um asfalto completo, de qualidade, reunindo todos os processos de pavimentação resistente para trazer uma rua revitalizada aos campo-larguenses. O asfalto que iremos concluir é à base de C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), que possui maior durabilidade e é o mesmo utilizado em rodovias estaduais e federais, ou seja, para aguentar veículos pesados e intenso fluxo viário”, complementa o secretário.

A secretaria municipal informa que a obra depende da favorável condição climática para ser desenvolvida integralmente. O prazo para a finalização de mais de 1 Km de asfalto é em meados de maio/junho do corrente de ano, podendo sofrer alterações momentâneas devido ao tempo.

Todas as ruas do município que passam por revitalização e obra de pavimentação asfáltica são contempladas com o C.B.U.Q., que é matéria-prima padrão da Secretaria Municipal de Obras Viárias. Este asfalto é um dos principais tipos de pavimentação de ruas e estradas. Ele proporciona segurança e adequada mobilidade urbana, pois possibilita uma superfície uniforme e corrige imperfeições que podem causar acidentes e graves conflitos. O revestimento, à base de petróleo, é a melhor opção quando se fala em resistência, durabilidade e segurança.

O C.B.U.Q. é produzido em Usinas de Asfalto em processo a quente, enquanto o PMF (Pré-Misturado a Frio – asfalto frio), que é bem mais simples e rápido de pavimentar, porém possui 70% menor resistência e durabilidade, é produzido em temperatura ambiente, em Usinas de Solos. Contudo, a regra para asfaltos nas vias do município é o uso do C.B.U.Q., mesmo que mais demorada sua pavimentação, pois necessita de um sistema de secagem, mistura, filtragem e automação, de uma Usina de Asfalto a Quente convencional.