Grande Curitiba

Prefeitura de Campo Largo inaugura CMEI nesta sexta-feira (31)

Centro Municipal de Educação Infantil Claudete Vieira Andreassa fica no bairro Vila de Lourdes e atenderá até 100 crianças de 04 meses a 3 anos
30 de março de 2023 às 17:19
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Será inaugurado nesta sexta-feira, dia 31 de março, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Claudete Vieira Andreassa, no bairro Vila de Lourdes.

A criação e funcionamento do CMEI foram autorizados em novembro de 2022 pelo prefeito Maurício Rivabem e, desde então, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando para a realização da reforma e adequação do imóvel, viabilizando o atendimento à população.

O novo CMEI tem capacidade para atender 100 crianças, de 2 a 4 anos, nas turmas Infantil I – segunda etapa, Infantil II e Infantil III. A instituição conta com 4 salas comuns e 1 sala multifuncional, além de refeitório, espaço sensorial, parque alternativo e muitos jogos educativos.

O CMEI terá uma equipe formada por 7 educadores, 2 merendeiras e 2 auxiliares de serviços gerais. A direção é da pedagoga Milena Lemos Chemin. As vagas são destinadas para aqueles que fizeram o cadastro e estão na fila de espera.

Homenagem – Claudete Vieira Andreassa, que dá nome ao novo CMEI, foi secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo entre os anos de 1983 a 1987. Com seu trabalho, Claudete se tornou referência na Educação campo-larguense. Ela faleceu no dia 02 janeiro de 2021, aos 75 anos de idade, vítima da Covid-19.

Mais vagas – A oferta de vagas em CMEIs é um grande desafio para a maioria das prefeituras em todo o Brasil. Mas em Campo Largo, a Prefeitura está conseguindo ampliar o atendimento deste serviço tão importante. Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) abriu um novo cadastro para vagas remanescentes em alguns dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), ofertando quase 300 vagas.

Também no mês passado, a Prefeitura de Campo Largo entregou a reforma e ampliação do CMEI Victor de Almeida Barbosa, que fica no centro. Foram investidos mais de R$ 600 mil provenientes de recursos municipais para execução de projeto de acessibilidade, troca do telhado, ampliação do refeitório, reforma nos banheiros e na biblioteca.