Grande Curitiba

Escola Municipal Hans Ernst Schmidt comemora 55 anos

A festa em celebração ao aniversário da tradicional escola do bairro Itaqui aconteceu nesta quinta-feira (30).
31 de março de 2023 às 17:18
(Foto: Secretaria de Educação)

COM ASSESSORIAS – Estudantes, pais, professores, pedagogos, funcionários e diretores celebraram na última quinta-feira (30) os 55 anos da Escola Municipal Hans Ernst Schmidt, que fica no bairro Itaqui, em Campo Largo.

A festa em comemoração foi realizada no ginásio da escola. A história da instituição foi recontada por professores e alunos, e também foram feitas muitas homenagens a quem ajudou a construir a escola ao longo dos anos.

Ex-alunos também participaram e compartilharam suas histórias e memórias sobre as diretoras e antigas funcionárias, figuras importantes da escola, que ajudaram a moldar suas vidas. Foi um momento de gratidão e de reconhecimento pelos anos de dedicação dessas pessoas.

História – A Escola Municipal Hans Ernst Schmidt foi inaugurada em 30 de março de 1968, durante a gestão do prefeito Newton Luis Puppi, mas sua história começou muito antes desta data.

Em 1956, o descendente de imigrantes alemães, Fritz Erwin Schmidt, chegou a Campo Largo e adquiriu a fábrica Cerâmica Brasileira que passou a ser chamada de Porcelana Steatita e Magnésia.

O aumento da produção de porcelana estimulou a vinda de muitas famílias de Pomerode, Santa Catarina, que se estabeleceram no bairro Itaqui e passaram a trabalhar na fábrica.

Com o crescimento da população, foi preciso criar uma escola. O senhor Fritz fez a doação do terreno e homenageou o pai, dando o nome de Grupo Escolar Hans Ernst Schmidt. Hoje a Escola Municipal Hans Ernst Schmidt atende 323 estudantes do Ensino Fundamental.