Programa Educa – de Trânsito é realizado com estudantes do 2º ano do ensino fundamental I

COM ASSESSORIAS – Com a função de ensinar crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino sobre a Segurança Viária e o comportamento adequado no trânsito, as secretaria municipais de Ordem Pública e de Educação realizam aulas práticas sobre trânsito seguro na Pista Municipal de Trânsito, que fica localizada junto à sede da Guarda Municipal.
A parceria entre as secretarias e o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) iniciou com as apostilas adquiridas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, que são aplicadas nas salas de aula, sobre teoria e prática no trânsito, responsabilidades, direitos e deveres dos condutores. O trabalho integrado tem o objetivo de disseminar a importância da ação individual no trânsito e sobre as normativas aplicadas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB.
Um cronograma de visitas e atividades foi planejado para os meses de abril, maio e junho, com a participação de professores e estudantes da Rede Municipal de Ensino, com aulas práticas na Pista Municipal de Trânsito.
Nesta segunda-feira (17/04), estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Anchieta se dividirão para as aulas práticas. Na terça-feira (18/04), serão os alunos da Escola Municipal Madalena Portela que iniciarão as aulas práticas; na quarta-feira (19/04), é a vez dos estudantes da Escola Municipal 1º de Maio. Seguindo cronograma de atividades, dia 24/04 as aulas serão desenvolvidas aos alunos da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, no dia 25/04, aos estudantes das escolas municipais Diácono Edgard Marochi e outras turmas da Escola Carlos Drummond de Andrade. No dia 26/04, serão realizadas aulas com estudantes da Escola Municipal Reino da Loucinha e outras turmas da Escola Diácono Edgard Marochi.
Este ano, 1.870 estudantes serão ministrados com o Programa Educa, tanto nas instituições de ensino quanto na Pista Municipal de Trânsito.
EDUCA – O Programa oferece uma abordagem crítica ao relevante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular da Educação, o Observatório Nacional de Segurança Viária disponibiliza conteúdos que contemplam o Ensino Fundamental para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de ocorrências de trânsito no país.
O Programa Educa faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focado na mobilidade urbana. O projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluem manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito). Paralelo a esse trabalho, há ainda uma formação a distância que é oferecida para os educadores e coordenadores que estão desenvolvendo o programa.
As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.
EM CAMPO LARGO – A ação é idealizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e contempla os alunos da Rede Municipal de Ensino, em uma parceria com a Educação Municipal. A atividade conjunta já ministrou uma cartilha “Educa Trânsito”, adquirida do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária), entregue e trabalhada em sala de aula com 200 estudantes em 2021, mais 250 em 2022 e para 1.870 alunos, em 2023. A cartilha traz temas relacionados ao trânsito seguro expostos de forma didática para crianças dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I.
A Pista Municipal de Trânsito faz frente às diversas situações vivenciadas no trânsito e vem para ampliar o aprendizado em segurança viária e, especialmente, ensinar medidas simples de preservação da vida.
DADOS – Números do Observatório mostram que a prevenção é a melhor estratégia para diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito. Com ações coletivas, junto às prefeituras brasileiras, os números caíram de 45mil mortes/ano em 2011 para 32 mil mortes/ano, em 2021. O foco é reduzir mais de 50% das estatísticas até o ano de 2030.
A Pista Municipal de Trânsito possui sinalização horizontal e completa sinalização vertical para ensinar às crianças sobre respeito às velocidades permitidas, direção defensiva, leitura das placas indicativas e todos os assuntos que levam à segurança viária de uma localidade, seja cidade, estado e/ou país.
O secretário de Ordem Pública de Campo Largo, Samir Moussa, declarou que há três anos vem articulando encontros e adquirindo experiência e materiais para que o município de Campo Largo se torne referência em trânsito seguro.
A agenda às aulas práticas na Pista Municipal de Trânsito segue até junho, primeiramente, e as atividades podem sofrer alterações devido às variações climáticas.