Campo Largo antecipa campanha e amplia vacinação de doses bivalentes contra COVID para público 18+

COM ASSESSORIAS – No final de abril, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de doses bivalentes contra a Covid-19 para o público 18+. Então conforme a disponibilidade dos imunizantes no município, a Divisão de Vigilância Epidemiológica de Campo Largo – vinculada à Secretaria Municipal de Saúde – informa a antecipação também da campanha 2023 por aqui. Desde ontem (03/05), campo-larguenses com 18 anos ou mais já podem se vacinar, e as aplicações desta vacina também já estão disponíveis para jovens com 12 anos ou mais que possuem alguma comorbidade ou deficiência.
“O principal motivo de adiantarmos é a baixa procura pela versão atualizada da vacina, infelizmente. Essa ampliação adianta as etapas programadas no cronograma da campanha, com o intuito de alcançar mais rapidamente as pessoas que estão aguardando pela proteção. Como o município possui doses para atender a demanda, nossa expectativa é dar um bom salto no índice de imunização do município”, explica Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.
À medida que o município recebe as doses destinadas pelo governo do Estado, elas são distribuídas entre todas as UBS de Campo Largo. Os grupos anteriores que estavam liberados também permanecem sendo vacinados pela Saúde Municipal.
Quem pode (e deve) tomar – Para se vacinar é necessário ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), e sendo a última dose com intervalo de, pelo menos, 120 dias. Lembre-se: o esquema vacinal completo contra Covid-19 sempre termina com a dose bivalente. Procure sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência(mais próxima de casa), entre 8h30 e 16h, para se imunizar, e lembre que também é possível agendar.
Ainda NÃO participam da vacinação com dose bivalente as quatro salas exclusivas para vacinação infantil contra a Covid: UBS Rondinha, UBS Vila Glória, UBS Cercadinho e UBS Botiatuva.
Antes de se vacinar:
– Pacientes que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias para se vacinar, contados a partir da data de início dos sintomas;
– Em caso de presença de sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda aguardar a total recuperação, para posterior imunização.
Esquema completo – Paralelamente, o município continua aplicando, em todas as UBS urbanas, as doses monovalentes (Campanha 2022) para adultos e crianças que não completaram, ou nem sequer iniciaram, o esquema vacinal primário ou qualquer dose de reforço (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen).
Aproveite a ida à UBS e atualize seu cadastro. Leve CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço.
Essa versão da vacina é a principal forma de prevenção e evita a forma mais grave da Covid-19. Vacinar-se pode salvar vidas!
Serviço:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)