Grande Curitiba

Campo Largo libera vacinação contra Influenza para todos os grupos prioritários

Antecipação vem acontecendo para alcançar mais pessoas em menos tempo, e antes do inverno. Nesta última etapa escalonada estão professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança e salvamento e forças armadas
8 de maio de 2023 às 17:04
(Foto: Arquivo / SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Com doses em estoque suficientes, o Município dá continuidade à antecipação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Campo Largo acompanha o governo do Paraná e amplia a partir de hoje, 08 de maio, a vacinação para todos os grupos prioritários que estavam faltando ser chamados. Esta é a última etapa de escalonamento antes da abertura para o público geral.

O imunizante é do tipo trivalente e seu objetivo é prevenir o agravamento dos casos da doença, reduzindo sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga para os serviços de saúde.

A campanha 2023 está em vigor em Campo Largo desde o final de março e, desde então, vem sendo antecipada, com a apliação dos grupos a cada semana. Sendo assim, os grupos prioritários que estão aptos a receber as doses, de agora em diante, são:

– Professores

– Caminhoneiros

– Trabalhadores do transporte coletivo

– Forças de segurança e salvamento

– Forças armadas

Além deles, seguem aptos a tomar a vacina de 2023 os grupos anteriores já liberados:

– Pessoas com 60 anos ou mais

– Pessoas com comorbidades

– Crianças com 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Gestantes e puérperas

– Trabalhadores da saúde

– População privada de liberdade com mais de 18 anos

– Funcionários do sistema de privação de liberdade

– Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, distribui vacinas da campanha 2023 entre todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas de Campo Largo, à medida que recebe as doses destinadas pelo governo do Estado. Então quem faz parte de um destes grupos prioritários só precisa procurar a sala de vacina da sua UBS de referência(mais próxima de casa) para se vacinar, entre 8h30 e 16h.

Influenza + Covid – Aproveite que as duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente – e que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas -, e com a ida à UBS já atualize seu esquema vacinal com ambas. Leve CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço para atualizar seu cadastro. A vacina é uma prevenção que derruba a disseminação de vírus e infecções, e pode salvar vidas.

Continue acompanhando os canais oficiais da Prefeitura de Campo Largo para mais informações das campanhas em vigor.

Serviço:

(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)

Endereços UBS’s.