Grande Curitiba

Secretaria Municipal promoveu reunião com responsáveis técnicos das agroindústrias de Campo Largo

Ocasião foi na semana passada e teve orientações de veterinária quanto à participação do município em consórcios e a comercialização de produtos, serviço de inspeção com selo e nova rotulagem obrigatória
15 de maio de 2023 às 16:36
(Foto: Divulgação / SMAP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, proporcionou uma capacitação na última terça-feira (09), na sede da pasta, voltada para os responsáveis técnicos das agroindústrias de Campo Largo.

Ministrada pela médica veterinária Amanda Hervis, servidora da Secretaria Municipal, a reunião abordou a participação de todos no CONSIM, um projeto que propicia a ampliação de mercados de produtos de origem animal como mel, ovos, laticínios, carnes e pescados (todos produtos com produção em abundância em Campo Largo), para os consórcios de municípios.

Sendo assim, para ganhar mais espaço os municípios produtores devem estar organizados em consórcios. Felizmente, Campo Largo já faz parte do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) que abrange 31 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O intuito é ampliar a comercialização dos produtos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Municipal para Produtos de Origem Animal (SIM/POA) de Campo Largo para os demais municípios.

Na prática, explicou a veterinária, isso significa que os estabelecimentos registrados no SIM/POA Campo Largo, após confirmarem sua intenção, receberão um “selo” e poderão comercializar seus produtos em toda a RMC.

Além disso, o Serviço de Inspeção Municipal orientou tecnicamente os profissionais sobre a nova rotulagem obrigatória. O destaque é um estabelecimento de Campo Largo que, com o apoio da Secretaria Municipal, recebeu a indicação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para sua inclusão no Cadastro Nacional do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Tal empresa é familiar e está em processo de adequação.

Participaram do encontro as seguintes agroindústrias: NonoPiero, Sabim, Embutidos Rondinha, Embutidos Zampier, Embutidos Sereia, Embutidos Falat, Embutidos Oliveira, Mel Morro da Palha e Mel Morro Três Barras.